Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Estratégia: 5 passos para gerenciar seus estudos num curso a distância

6 de agosto de 2018

Compartilhe esta notícia:

Que a Educação a Distância (EAD) já é uma realidade para milhares de pessoas, isso você já tá cansado de saber.  Entretanto, muitos estudantes que se dedicam à aprendizagem online enumeram uma série de razões para preferir o formato virtual. Entre essas razões, a flexibilidade é de longe a vantagem mais citada.

A possibilidade de estudar e aprender ao tempo mais conveniente para o aluno tem conquistado cada vez mais estudantes. Ironicamente, é esse fator de conveniência que pode se tornar um desafio para algumas pessoas, que podem cair na tentação de procrastinar ou ter dificuldade em se envolver no processo de aprendizagem. Se esse é o seu caso, acompanhe as dicas que preparamos para hoje. Confira!

 

Chaves de sucesso

Um fator-chave para o sucesso dos alunos no ambiente online é o autogerenciamento, a capacidade (e a vontade) de gerenciar a própria educação. Os estudantes de cursos a distância, precisam ser independentes do que os estudantes de cursos presenciais. Isso significa que é preciso assumir a responsabilidade pela aprendizagem, o que envolve um conjunto de habilidades específicas: organização, motivação e autoconfiança.

A questão é: estudantes de cursos online podem aprender a ser autossuficientes ou seria a autossuficiência uma característica inata? A maioria dos educadores concorda trata-se de um pouco de cada. A motivação intrínseca é necessária para alunos de qualquer idade em qualquer situação, embora, na maior parte, as competências de autossuficiência possam ser aprendidas, isto é, comportamentos específicos podem ser praticados e implementados.

 

Seja estratégico

Veja a seguir uma estratégia de cinco passos que inclui um conjunto de posturas cruciais para seu sucesso na conclusão de cursos de graduação a distância:

 

  • Primeiro passo: leia o programa e as informações de ambientação da sua plataforma de ensino. Tratam-se de informações fundamentais para qualquer curso. É o roteiro do seu curso, portanto é importante conhecê-lo bem. Imprima uma cópia já em seu primeiro acesso e leia duas vezes. Esteja atento às datas de entrega das atividades. Mais que isso, anote-as em seu calendário pessoal. Se você precisar de lembretes, adicione-os também. No decorrer do curso revise sempre as instruções dos tutores, os tópicos de discussão etc. A cada nova semana, consulte seu cronograma de atividades e os prazos para a entrega dos trabalhos. Você ficará surpreso em como tudo ficará mais fácil quando você está familiarizado com as instruções e em dia com suas atividades.

Dica: se você sabe que será impossível enviar uma tarefa dentro do prazo, por causa de um imprevisto (doença, problema no trabalho etc.), entre em contato com seu tutor pela plataforma de ensino o mais rápido possível, antes do fim do prazo. Você terá mais consideração e compreensão por parte do tutor se comunicar sua dificuldade com antecedência, antes do fim do prazo.

  • Segundo Passo: Planeje períodos semanais de estudo. Estudar, participar de fóruns e completar as tarefas em um curso online pode ser um desafio, sobretudo quando as atribuições do cotidiano, como trabalho e vida familiar ocupam o seu tempo. Por isso, o gerenciamento do tempo é essencial para estudantes de cursos de educação a distância. Então, é preciso saber planejar o tempo dedicado ao estudo regular, ou seja, reservar horários fixos a cada semana é fundamental.  Portanto, planeje um cronograma e siga-o.

 

  • Terceiro Passo: Acesse sua plataforma de ensino pelo menos três vezes por semana. Fazer login na plataforma de aprendizagem do curso de forma frequente e consistente é a chave para notas mais altas, de acordo com diversos estudos sobre o comportamento dos estudantes de cursos online. Tenha o hábito de verificar regularmente (se possível, diariamente) seu ambiente virtual de aprendizagem, para ler postagens de discussão, orientações dos tutores e eventuais novos materiais do curso. Enquanto você estiver logado, envolva-se e participe ativamente nas discussões. Embora algumas discussões possam parecer assustadoras quando você começa pela primeira vez, todos têm algo de valor a contribuir. Ao fazer login a cada semana, lendo e respondendo às publicações dos colegas de classe, você começará a se sentir parte de uma comunidade e aprimora sua experiência de aprendizagem ao mesmo tempo.

 

  • Quarto passo: faça perguntas. Os tutores querem ajudar, eles querem que os alunos sejam bem-sucedidos e esperam que os alunos façam perguntas. O ambiente virtual de aprendizagem está lá para isso. Se você tiver uma pergunta sobre o conteúdo do curso, precise de esclarecimentos sobre um conceito difícil – pergunte. E quando faz uma pergunta, faça com que ela seja consistente. Antes de publicar uma pergunta, saiba o que você está perguntando e por quê. Seja claro, educado e conciso em sua interação. Tenha certeza de que isso vai ajudar e você ficará feliz por ter perguntado!

 

  • Quinto passo: Faça conexões com outros alunos e construa uma comunidade de aprendizado. E isso pode ser mais fácil do que você imagina, considerando todas as ferramentas e aplicativos sociais disponíveis hoje. Você pode procurar saber se existe algum grupo dos alunos de seu curso no WhatsApp ou no Facebook. E se não houver, por que não tomar a iniciativa e criar um você mesmo?  Que tal começar por um grupo de estudo ou de dúvidas? Se surgir um projeto de grupo, experimente o Google Docs, que é uma ótima ferramenta colaborativa. Existem outras soluções muito úteis também como o Google Hangouts, um aplicativo que permite que você converse em vídeo em tempo real e compartilhe documentos e páginas da Web.

 

Para todos os alunos de cursos EAD

Experimente pelo menos uma das cinco sugestões aqui descritas. Embora não haja uma estratégia perfeita que garanta o sucesso, tentar pelo menos uma estratégia é melhor do que não se preparar para o desafio. O fator crítico no sucesso de aprendizagem online é o seu papel como aprendiz e a experiência de aprendizagem será o que você fizer dela. Participe ativamente, faça perguntas e aproveite as oportunidades que essa modalidade de ensino oferece!

 

Leia também: Curso de graduação: qual a diferença entre presencial e EAD?

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.