Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Faltam profissionais para área de Direito Tributário, apontam especialistas

30 de setembro de 2013

Compartilhe esta notícia:

Faltam profissionais para área de Direito Tributário, apontam especialistasEssencial para qualquer negócio, o Direito Tributário ainda é uma especialização com menos profissionais do que o mercado demanda. Isso ocorre, entre outros motivos, porque um advogado tributarista precisa entender não apenas do Direito em si, mas também de outras áreas.

Com um sistema tributário complexo como o do Brasil, fica difícil para muitos profissionais atuarem nessa área, ainda mais porque nem sempre a formação superior oferece o suporte necessário para que esse advogado atue no mercado de trabalho.

Para o consultor, João Paulo Rossi Júlio, o advogado da área tributária precisa entender além de cálculos. “Além de Direito e, principalmente Direito Constitucional e Econômico, o profissional tem que entender de contabilidade. O advogado tem que saber fazer contas, tem que gostar de matemática, afinal, estamos falando de impostos, de cálculos. Ele vai ter que saber ler, por exemplo, um balanço se for discutir imposto de renda”, explica Rossi.

Outro fato importante apontado pelo especialista diz que é importante, para do advogado tributarista, entender o tipo de negócio do cliente para saber qual é o impacto do impostos para ele. Além disso, é fundamental observar que o cliente não é apenas o departamento jurídico da empresa, mas principalmente o departamento financeiro e contábil. “No meu dia a dia eu não fico falando só com advogados, eu falo com contadores, com gerentes e diretores financeiros e com o próprio empresário. Muitas vezes, na formação de preço de um produto tem que ter alguma disposição a respeito da carga de impostos, então às vezes tem que falar com o a área de marketing. Por isso, é necessário falar a linguagem do cliente”, justifica o consultor.

Segundo Fábio Florentino, responsável pela área tributária no Viseu Advogados, a tendência deste mercado de trabalho é de crescimento. “Embora hoje haja mais profissionais no mercado, ainda a demanda é maior do que o número de advogados na área. O mercado ainda gera bastante demanda e as empresas têm que tomar cuidado porque a exigência fiscal, a fiscalização, será cada vez mais contundente”, coloca.

Carga tributária

Uma das maiores preocupações das empresas atualmente, independentemente do ramo de atuação, é a carga tributária de um produto ou serviço prestado, até porque os impostos podem até mesmo inviabilizar alguns tipos de negócios caso seja muito alta.

Outro motivo que aponta para a necessidade de contar com um profissional da área tributária é a alta complexidade do sistema tributário no Brasil. Se comparar, por exemplo, o sistema norte-americano, com o europeu ou até mesmo com o argentino, o do Brasil é o mais complexo de todos. Segundo especialistas, o investidor no Brasil sofre muito com o Direito Tributário, por isso, essa área acaba sendo um bom campo de atuação.

Acompanhe as demandas do mercado. Conheça o curso de Pós-Graduação a Distância em Direito Tributário oferecido pelo wPós. O curso é voltado para os profissionais da área de Direito e demais profissionais se interessem por este mercado em constante expansão. Confira também os outros cursos de Pós-Graduação na área de Direito!

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.