Fatos sobre a Educação a Distância que você deveria saber
Fale com um consultor

Fatos sobre a Educação a Distância que você deveria saber

19 de outubro de 2018

Compartilhe esta notícia:

A Educação a Distância (EAD) chegou para ficar e já é a escolha de profissionais que almejam aumentar a qualificação e precisam de um horário escolar flexível, pois têm de lidar com responsabilidades profissionais e familiares.

No entanto, muita gente ainda tem uma série de dúvidas sobre a modalidade EAD. Veja a seguir alguns conceitos básicos que reunimos neste post para responder as principais perguntas sobre essa modalidade que está mudando a cara da Educação no Brasil e no mundo.

  1. EAD é para você?

O primeiro aspecto que você deve levar em consideração antes de ingressar num programa de Graduação ou Pós-Graduação a Distância é se você tem o perfil para se sair bem num curso online. As pessoas mais bem-sucedidas em cursos de EAD costumam ter um perfil mais independente. São auto motivadas, com boa capacidade de gerenciar seu tempo e cumprir prazos.

Os bons cursos online apresentam extenso material de leitura que será cobrado em prova. Por isso, é bom ter o hábito da leitura, pois haverá muitos textos para estudar. Outra característica importante é o comprometimento com o curso.

Os alunos de programas de Educação a Distância podem estudar ao seu próprio ritmo, o que é ótimo para alunos comprometidos em finalizar o curso, mas pode ser um problema para quem tem o hábito de postergar.

 

  1. Quando devo estudar?

Na Educação a Distância o aluno pode escolher entre cursos síncronos e cursos assíncronos. Os alunos dos cursos síncronos são obrigados a acessar a plataforma de ensino ao mesmo tempo que seus professores e colegas para assistir aulas online.

Nesses casos, existe a vantagem de poder estudar de casa, mas não há tanta flexibilidade de horário. Já nos cursos assíncronos, os alunos podem estudar de onde e na hora que quiserem, pois, o material estará na plataforma de ensino, disponibilizado pelo professor ou pelo tutor.

Caso tenham dúvidas, podem interagir com o tutor por meio de uma plataforma de mensagens. Em ambos os tipos, são comuns outros recursos como fóruns, palestras etc.

 

  1. Posso começar a fazer uma Pós-Graduação antes de terminar minha Graduação?

Não. Apesar de ser válido o interesse pela formação continuada, é preciso fazer cada coisa a seu tempo. O parágrafo 3º da Resolução N° 1, de 8 de junho de 2007 do Ministério da Educação – MEC determina claramente que o curso de pós-graduação só pode ser iniciado após a colação de grau em nível superior:

“§ 3° Os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino”.

  1. A EAD tem a mesma qualidade do ensino presencial?

Sim. E em alguns casos a EAD pode ser até superior. Mas, de modo geral, não há diferença significativa nos resultados de aprendizagem. De acordo com um amplo estudo realizado pelo Departamento de Educação dos EUA, não existem evidências de que a aprendizagem online seja qualitativamente inferior à obtida numa sala de aula tradicional.

Existe, no entanto, a impressão equivocada de que a EAD é mais fácil e menos rigorosa do que o ensino presencial.Algumas pessoas podem confundir a conveniência da EAD e todas as suas facilidades com falta de rigor. Ledo engano!

Os cursos online podem ser mais ou menos rigorosos, dependendo do instrutor que desenvolve o curso. Além disso, os avanços na tecnologia da informação permitem a oferta de cursos significativamente mais rigorosos cujo aprendizado pode ser maior devido ao design do curso e aos recursos de suporte diretamente integrados.

Também é importante notar que a natureza “a qualquer momento e em qualquer lugar” da EAD permite melhor aproveitamento por parte do aluno, ao contrário dos formatos de sala de aula de tempo fixo.

 

  1. O certificado de uma Pós-Graduação a Distância tem a mesma validade de um curso presencial?

Sim. A Resolução CNE/CES n° 01/2007, que estabelece as normas da pós-graduação lato sensu, não faz diferenciação quanto à metodologia presencial ou a distância adotada pela instituição de ensino superior (IES). Então, tanto os diplomas de graduação a distância, como os certificados de pós-graduação a distância não diferem em nada dos diplomas e cerificados de cursos presenciais.

Na verdade, em ambos os casos, os documentos são exatamente os mesmos, e nem sequer mencionam se a metodologia de ensino adotada foi presencial ou a distância. Afinal, o Ministério da Educação aplica os mesmos critérios para avaliar instituições de nível superior que oferecem cursos presenciais e a distância.

Isso significa que, desde que a instituição de ensino superior seja credenciada pelo órgão, seu certificado tem a mesma validade. Os certificados dão aos alunos todos os direitos dos detentores dos títulos de especialização lato sensu, tais como progressões e gratificações previstas nos diversos planos de carreira do serviço público.

 

  1.  Por que a EAD é mais econômica?

Apesar de ter de oferecer todo um especto de serviços de gerenciamento de inscrição, bem como uma necessidade aprimorada de suporte de TI, os cursos de EAD não precisam arcar com os custos de instalações para aulas presenciais. E essa economia é repassada ao aluno. Por isso, as mensalidades dos cursos online costumam ser consideravelmente mais em conta do que as dos cursos presenciais.

Outra vantagem é a economia que os estudantes fazem pelo fato de poder estudar de casa (ou de onde estiverem). Os alunos da EAD podem estar em qualquer lugar do mundo, não têm custos de deslocamento, alimentação fora de casa, material impresso etc. Aqui, as economias podem ser consideráveis.

E aí, o que você está esperando para começar já a se qualificar para se destacar no mercado de trabalho? Escolha seu curso e comece já sua trilha para o reconhecimento profissional. Daqui a dois anos o tempo terá passado de qualquer forma e você vai desejar ter começado hoje!

VEJA TAMBÉM: Afinal, como funciona o estágio em EAD?

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.

New Call-to-action

Nosso App

Siga o Wpós nas redes sociais