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Filosofia: a maior parte dos profissionais atuam no ensino médio

21 de julho de 2014

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Desde 2008, quando o governo federal voltou a incorporar as disciplinas de filosofia e sociologia no currículo obrigatório do ensino médio, o mercado de trabalho de quem tem diploma de licenciatura em filosofia tem se multiplicado. As duas matérias eram, desde 1971, opcionais e apareciam com pouca expressão nas salas de aula dos adolescentes, principalmente na rede privada. Por causa da mudança, ser professor tem sido o caminho mais comum aos recém-formados no curso. A profissão, porém, vai além da sala de aula: o profissional de filosofia ainda pode atuar no terceiro setor, dar consultoria para empresas e seguir carreira acadêmica como pesquisador.

Para o professor Fábio Mesquita, a graduação em filosofia difere das outras ciências humanas: enquanto as carreiras de letras e história, por exemplo, oferecem aos estudantes uma base de cultura e conhecimento, segundo ele, filosofia “é um curso que te ensina a pensar”. O filósofo e professor explica que, como as disciplinas, no decorrer do curso, apresentam diversas teorias de filósofos, e umas se contrapõem às outras, o universitário acaba sendo levado a criar seu próprio conhecimento.

Perfil crítico

De acordo com a Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo (Aproffesp), o perfil de um profissional de filosofia inclui o gosto pelos conteúdos de humanidades em geral, além da necessidade de ter senso crítico e a disposição para se voltar às superações das dificuldades das relações sociais e dos novos paradigmas, e aos questionamentos dos valores sociais, econômicos e de classe.

A inclusão da filosofia no ensino médio, segundo a associação, ajuda a aumentar nos estudantes, o grau de criticidade e de leitura , além de ajudá-los a defenderem suas ideias, o que avança significativamente o desempenho pedagógico e cognitivo dos alunos tanto em filosofia quanto em outras disciplinas.

A dinâmica das aulas tem sido inclusive adotada, em algumas escolas particulares, no ensino fundamental. Segundo a diretoria da Aproffeso, existe na Assembleia Legislativa de São Paulo um projeto de lei para introduzir a disciplina também no fundamental dos colégios da rede pública.

Mercado

O grande bolo de quem se forma em filosofia vai para a docência. Como agora é obrigatória a disciplina no ensino médio, todas as particulares e as públicas exigem professores de filosofia. Porém, a relação do filósofo com a busca por soluções aos problemas da sociedade pós-moderna faz com que sua capacitação seja requerida além da sala de aula.

Nas organizações não-governamentais, a formação em filosofia é útil na produção e execução de projetos voltados à mudança de realidades sociais. Além disso, as empresas também buscam o olhar do filósofo para suas soluções, e um nicho que tem se aberto para os formados na área é a consultoria e as palestras. De acordo com a Aproffesp, muitos filósofos também atuam na área editorial, como escritores.

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Fonte: G1

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