Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Dicas para definir, planejar e alcançar suas metas profissionais em 2019

9 de novembro de 2018

Compartilhe esta notícia:

É hora de definir metas para 2019 e o primeiro passo para fazer isso é ter clareza sobre o que você traçou como meta e o que foi alcançado em 2018, o que se pretende alcançar em 2019 e o que é preciso para fazer isso a partir de agora.

Para ajudar você nesse processo, reunimos algumas dicas simples que podem fazer toda a diferença neste momento de reflexão, planejamento e ação.

 

Vamos nessa?

 

Antes de qualquer coisa, programe sua mente para o sucesso. Como? Procure eliminar pensamentos e comportamentos que boicotam você. É muito importante vencer as crenças limitantes e alimentar as ideias positivas. Tenha sempre em mente que você pode, que você é capaz.

Busque ter disciplina e caso tenha dificuldade, lembre-se do seu objetivo e imagine-se conquistando-o para buscar motivação.

 

5 dicas para planejar sua metas em 2019:

  • Quais metas estipuladas para 2018 eu consegui completar? Em quais houve avanços?
  • O que quero conquistar no campo profissional em 2019? O que é preciso para conseguir?
  • O que devo continuar fazendo para atingir meus objetivos?
  • O que devo parar de fazer?
  • O que devo começar a fazer?

Responda a essas perguntas com sinceridade para que você estabeleça a base do seu plano de ação. Dessa forma, você evita cometer os mesmos erros e ainda tem a chance de corrigir seu percurso, caso necessário.

 

Próximo passo: definir e planejar suas metas

Chegou a hora de definir suas ações para 2019. Um erro comum de muitas pessoas é misturar as metas pessoais e profissionais na mesma lista. Para ter tudo mais organizado, é melhor fazer uma lista individual para cada área da vida: pessoal, familiar, profissional etc. Procure definir de 3 a 5 metas para cada. Feito isso, estabeleça um cronograma com prazos e indicadores para cada objetivo.

Procure então avaliar como você vai realizar seus objetivos. Para isso, tente saber:

  • Se suas competências estão de acordo com o cargo ou o emprego que você deseja;
  • Os cursos ou especializações que podem ajudar você a realizar este objetivo;
  • A postura que você precisa ter / desenvolver para aumentar suas chances de sucesso;
  • O que você pode fazer para ser o melhor candidato ao posto que almeja.

 

Quando começar a agir?

A resposta é simples: imediatamente! Definidas as suas metas, é hora de partir para a ação.  Lembre-se que, seja qual for a sua meta, você precisará ter foco, comprometimento e preparo. E isso geralmente demanda algum esforço.

 

Dica: para manter o foco é imprescindível manter as suas metas sempre a vista. Uma boa ideia é espalhar lembretes em lugares onde você possa ver sempre. Vale seu espelho, seu celular, a tela do seu computador, a porta da geladeira etc. Pode parecer uma medida infértil, mas ajudará você a manter o foco e se manter motivado.

Acompanhamento

Para seguir progredindo, é importante ter disciplina e acompanhar o desenvolvimento das suas ações. Procure mensurar seus progressos a cada período determinado de tempo. Seja diariamente, semanalmente ou mensalmente. Dessa forma, você pode corrigir erros ou comemorar os acertos (o que ajuda a manter sua motivação em alta).

E então, pronto para conquistar suas metas no novo ano? Esperamos que as dicas acima ajudem você a definir e alcançar seus objetivos em 2019!

 

 

 

VEJA TAMBÉM:  Como cumprir metas: um guia prático para chegar lá!

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.