Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Gerenciamento de tempo: 4 dicas para estudantes de cursos a distância

7 de abril de 2017

Compartilhe esta notícia:

Cursos a distância possibilitam flexibilidade para estudar a qualquer hora, em qualquer lugar, quando for mais conveniente para o estudante. De acordo com muitos alunos, o segredo é manter o foco. E isso requer disciplina, compromisso e organização – perfil que qualquer aluno bem-sucedido deve possuir, não importa a modalidade de ensino. Estudantes de cursos a distância, no entanto, ao contrário daqueles que frequentam cursos presencias, devem ter maior independência para o bom andamento do curso.

Acontece que a opção por um curso a distância, geralmente, se dá justamente pelo fato de o estudante precisar contar com flexibilidade para poder desenvolver outras atividades como o trabalho, filhos, atividades familiares etc. E essas atividades, caso não sejam bem administradas, tendem a acumular.

Por isso, reunimos hoje algumas dicas de gerenciamento de tempo para o aprendizado online que podem ajudá-lo a estar sempre à frente:

  1. Planeje: Estudantes de cursos online precisam de uma organização estruturada, e um calendário de estudo é uma ótima maneira de criá-la. Verifique o seu plano de estudos antes de iniciar o seu curso e comprometa-se com os prazos. Em seguida, procure designar períodos de estudo e cumpra-o. Esse tipo de organização pode ajudar (e muito) na distribuição de atividades.
  2. Acompanhe: De forma geral, tudo o que os alunos de cursos online precisam é o acesso à Internet para se conectar a seus cursos. Entretanto, pode ser uma boa ideia manter a área de trabalho do seu computador, ou do seu smartphone, organizado. Assim, tudo o que você possa precisar estará à mão e fácil de ser encontrado. Feito isso, crie o hábito de checar a sua plataforma de ensino regularmente. Se puder ser diariamente, será ainda melhor. Com esse ritmo estabelecido, vai ajudar você a manter seu cronograma e, mais importante, evitar o desejo de procrastinar.
  3. Olhe para frente: Estar atento ao que deve ser entregue em semanas, não apenas no dia seguinte, é uma estratégia fundamental para maximizar seu tempo. Nunca deixe nada para a última hora. Fazer as atividades propostas com tempo, é menos estressante, mais proveitoso e, claro, torna tudo muito mais fácil.
  4. Comunique-se com seu tutor: Muitos estudantes têm dificuldade em pedir ajuda. O tutor tem o dever de orientar o aluno e nenhuma dúvida deve ser deixada para depois. Quando tiver dúvidas sobre o conteúdo ou sobre o trabalho a ser feito, entre em contato com o seu tutor para esclarecer tudo. Assim, você não vai se afogar em tarefas atrasadas e ter de tomar medidas drásticas para completar seu curso. A maioria dos cursos a distância tem equipes de tutores para ajudar você em sua jornada do aprendizado. Mas o aluno deve ser sempre proativo e comprometido com o seu aprendizado.

VEJA TAMBÉM: Como conciliar trabalho e estudo para cursar a sua especialização 

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.