Governo oferece curso de Orçamento público a distância

Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Governo oferece curso de Orçamento público a distância

13 de maio de 2013

Compartilhe esta notícia:

Governo oferece curso de Orçamento público a distânciaPara orientar a população sobre a importância do orçamento público, a Escola Virtual da Secretaria de Orçamento Federal (SOF), do Ministério do Planejamento, está fazendo uma série de cursos de capacitação para que o cidadão entenda como são gastos os recursos públicos do Poder Executivo.

Com a ação, a Secretaria pretende mostrar que ao conhecer o Orçamento público, o cidadão pode fiscalizar a despesa pública de forma efetiva.

Para a coordenadora de Assuntos Federativos e Inovadores da SOF, Rosana Lordelo, é fundamental capacitar a sociedade para entender o Orçamento público e, dessa forma, exercer melhor sua cidadania nessa área.

A ideia, segundo a coordenadora, é que “ao desenvolvermos a ideia de transparência pública, temos que trabalhar a educação das pessoas para entender o que é. Com o conhecimento da sociedade sobre o funcionamento do processo, será possível opinar e argumentar com mais clareza sobre as reais necessidades da população”, justifica Rosana.

Curso

A ideia do curso é desmistificar a complexidade do Orçamento público e tornar a linguagem mais acessível. Uma das ferramentas usadas é comparar as despesas e gastos do governo federal com o orçamento familiar. Com isso, a partir da renda doméstica mensal, o cidadão aprende que se gastar mais do que recebe, ocorrerá um desequilíbrio nas contas.

“Vimos a necessidade de a população entender o que é o Orçamento e sua importância. Chegamos a um formato de linguagem fácil, com visualização mais tranquila. Usamos a comparação do Orçamento Federal com o orçamento doméstico”, comentou a coordenadora.

As inscrições para o curso básico começam no dia 20 de maio e são gratuitas. A carga horária é de 20 horas. As aulas são ministradas pelo site. As turmas são de 50 alunos. Cada participante pode montar o cronograma de acordo com sua disponibilidade de tempo, com duração máxima de cinco semanas.

Para os graduados que se interessam pelo setor público e desejam se especializar nas diversas áreas de atuação, o wPós oferece 33 cursos de Pós Graduação a Distância em Administração Pública. São especializações em Administração Pública, Contabilidade, Comunicação, Direito, Gerenciamento, Gestão, Monitoramento, Planejamento, Saúde e Segurança Pública. Confira!

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.