Guia de boas práticas para o aluno da EAD
Fale com um consultor

Guia de boas práticas para o aluno da EAD

16 de janeiro de 2019

Compartilhe esta notícia:

Caso você esteja em busca de se tornar um aluno da EAD ou já é,  confira este guia para conseguir ter um rendimento melhor em seus cursos.

Antes de se matricular em qualquer curso a distância, obtenha todas as informações necessárias sobre a instituição e o curso que pretende cursar. Certifique-se de que está dentro de suas expectativas e de que te levará ao seu objetivo final de se especializar em determinado assunto, melhorar o seu currículo, acelerar a sua carreira etc.

Depois de matriculado

Assuma o compromisso firmado

Ter aulas a distância é vantajoso para quem deseja administrar o próprio tempo. Mas não se engane: não é nada mais fácil que cursos presenciais. Pelo contrário, na educação a distância você deve adquirir uma disciplina única e talvez nunca aprendida até então.

Você poderá estudar na hora que quiser sim, mas o que acontece muito é que o aluno, diante de tanta liberdade, passe dias sem estudar acumulando matérias e perdendo prazos de entregas de trabalhos e etc. Portanto, lembre-se: na EAD, não haverá professor te cobrando estudos, haverá você, por vontade própria, mantendo os estudos em dia ou não.

Crie a sua rotina de estudos

Você não precisa seguir uma rotina de estudos e aulas imposta pela faculdade. Mas é importante que você crie o seu próprio calendário para estabelecer a vida de estudante como um hábito em seu dia a dia. Então, se você só consegue parar para estudar às 20h em três dias da semana, não quebre com esse compromisso.

Dessa forma, estará sempre em dia com as suas atividades. E, claro, usufrua das vantagens da EAD de poder estudar a caminho do trabalho, por exemplo, através de áudios ou leituras no ônibus. Organize-se para manter o seu desempenho alto do início ao fim.

Livre-se de distrações

A EAD lida com uma questão delicada: estar online e estudando ao mesmo tempo. Um dos grandes problemas da era digital é justamente a falta de foco das pessoas quando imersas neste ambiente. Por isso, vale ser radical: não vai funcionar estar logado na plataforma de estudos ao mesmo tempo que no Facebook, Twitter, Instagram, E-mail etc.

Discipline-se para fechar todas essas abas, retirar as notificações do celular ou deixá-lo longe para direcionar toda a sua atenção ao estudo.

E, mais: cuidado com o Google. Algumas pessoas utilizam a ferramenta de buscas para reforçar o estudo, mas acabam pesquisando outras coisas depois, caindo em outros sites e olhando outras notícias. Defina um período de foco (2h de estudo, por exemplo) e cumpra com ele até o fim.

Participe dos fóruns de discussão

O mais enriquecedor de um curso EAD é a possibilidade de conhecer pessoas de vários Estados diferentes ou, até mesmo, de outros países. E os fóruns de discussões são excelentes para uma experiência enriquecedora, onde há uma grande troca de aprendizados.

Na EAD, os materiais didáticos pretendem ser convites ao conhecimento, cabendo ao aluno despertar em si a curiosidade para tudo o que pode ser explorado.

Uma turma de curiosos que questionam e utilizam da plataforma para se envolver com as ideias dos demais estudantes, supera todas as expectativas em termos de aprendizagem. Construa vínculos e usufrua das vantagens de um networking bem feito.

 

DICA BÔNUS:

O período quente desanima um pouco na hora de estudar, mas você pode driblar o calor com nossas dicas:

 

👉 Estude em um local bem arejado, de preferência com ar-condicionado ou ventilador, beba bastante água e use roupas leves;
👉Além disso, estudar bem cedo ou de noite, quando estiver mais fresco, ajuda na hora dos conteúdos mais pesados;
👉 Mantenha seus estudos em dia! O calor passa, sua educação é para sempre🏆

 

LEIA TAMBÉM: 21 mitos sobre EAD que você precisa deixar para trás

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.

New Call-to-action

Nosso App

Siga o Wpós nas redes sociais