Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Inep apresenta relatório com a expansão da EaD no Brasil

10 de setembro de 2014

Compartilhe esta notícia:

[tweetable alt=””]O Censo da Educação Superior, divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)[/tweetable], dimensionou a expansão da Educação a Distância (EAD) no país. Em dez anos, o número de estudantes passou de 49 mil para 1,1 milhão, colocando a modalidade como responsável por mais de 15% de todas as matrículas em ensino superior. Em 2003, apenas 1,2% dos diplomas eram entregues a quem aprendia por computador.

“A procura têm crescido tanto em cidades do interior, onde nem sempre há variedade de cursos presenciais, quanto nas capitais, em razão da falta de tempo da população e à dificuldade de deslocamento”, avalia Waldomiro Loyolla, presidente do Conselho Científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed).

Loyolla também atribui a alta procura ao perfil da geração que esta chegando às universidades, mais familiarizada com novas tecnologias e compartilhamento de conhecimento pela internet. Embora sem a mesma volúpia, o crescimento do EAD deve continuar no Brasil, projeta Waldomiro: em alguns países desenvolvidos, como Holanda e Finlândia, 30% dos formados são por cursos remotos.

Não cometa erros

Para quem pensa em fazer um curso de Pós-Graduação a Distância, [tweetable alt=””]a AVM Faculdade Integrada listou os 7 erros que os alunos cometem e que devem ser evitados na hora de estudar[/tweetable].

Para estudar, a pessoa precisa de disciplina, empenho e concentração. Com a ampliação dos cursos a distância no país, essas três características são ainda mais necessárias. O aluno tem a facilidade de ter horários flexíveis por um lado, mas por outro tem que ter responsabilidade para absorver o conteúdo dos programas e cumprir todas as tarefas estabelecidas pelo curso.

O aluno a distância deve ter o mesmo comprometimento que o estudante da modalidade presencial. Para isso, precisa ficar atento a algumas coisas do dia a dia que podem atrapalhar a rotina de estudos.

Redes Sociais

Facebook, Instagram, Google +, entres outras mídias sociais, atrapalham a rotina de estudos. Elas desviam a atenção da pessoa enquanto os estudos deveriam ser prioridade. A recomendação é que o aluno desligue qualquer aplicativo e feche todos os sites que não estejam relacionados com conteúdo das aulas e que desviem o seu o foco.

Não ter hora para estudar

Apesar da flexibilidade de horário que a educação a distância possibilita, o aluno deve definir a hora do dia em que vai se dedicar aos estudos. Cumprir adequadamente a rotina estabelecida é uma forma de não se perder com o conteúdo e não demorar tempo de demais para concluir o curso.

Falta de concentração

O fato de estudar em casa, ou no local que desejar, cria uma atmosfera mais confortável, com televisão, rádio e outras coisas que podem desviar a atenção. O ideal é procurar um ambiente calmo, sem muito ruído, para que o foco permaneça nos estudos e não no que está ao redor.

Falta de disciplina

O aluno tem que definir as próprias regras de estudo. Em quais dias pretende estudar e quais disciplinas; o tempo de intervalo; e se organizar para tirar as dúvidas quando necessário. Com isso, o resultado do esforço será garantido.

Não controlar o tempo

O tempo talvez seja o maior desafio para o aluno que estuda a distância. Conciliar as atividades escolares com as tarefas do dia a dia é um trabalho e tanto. O aluno tem que priorizar os estudos para não deixá-lo de lado por causa da correria do trabalho, casa e/ou filhos, e para que o aprendizado seja contínuo.

Pensar que está estudando sozinho

Muita gente pode pensar que na educação a distância não tem a presença de um professor. Por meio das plataformas on-line, o aluno pode tirar dúvidas com o professor ou com os tutores e, também, pode participar de fóruns virtuais ou grupos de estudo, formado por outros alunos, para trocar ideias e sanar as dificuldades.

Achar que está livre das avaliações e dos trabalhos

O aluno da EaD têm que cumprir as obrigações assim como um estudante da educação presencial. Provas, trabalhos, exercícios também fazem parte das atividades programadas no curso a distância e são essenciais para a conclusão dos estudos e obtenção de certificações.

Agora que você já sabe como deve se comportar para tirar o melhor proveito do ensino a distância, escolha o seu curso e matricule-se. [tweetable alt=””]A AVM Faculdade Integrada, por meio do wPós, oferece 44 áreas de conhecimento[/tweetable] com cursos de Pós-Graduação em perfeita sintonia com as exigências do mercado de trabalho.

Fonte: Segs

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.