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Lei da Visão, você sabe o que é?

28 de setembro de 2016

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“As pessoas são capazes de ver, somente aquilo que elas querem enxergar”.

Há Algum tempo atrás, pelas andanças da vida ou melhor dizendo, de carro pela estrada com destino a uma reunião de negócios, me deparei com um outdoor que dizia o seguinte: Não fale em crise, trabalhe.

Dizer “não fale em crise, trabalhe” é mesma coisa que falar a uma criança para não colocar o dedo na tomada, pois ela vai levar um choque. Se eu pedir para você não pensar em um elefante cor de rosa nesse momento, acredito que nem bem terminou de ler a frase e já imaginou.

Diante dessa situação, indaguei uma pergunta a um amigo que me acompanhava na viagem: Você sabe a diferença das pessoas que realizam seus sonhos, daquelas que vivem a sonhar? – um silêncio tomou conta do carro.

Essa é uma daquelas perguntas que você fica algum tempo calado, refletindo interiormente a pronfundidade da mesma e o quão reveladora ela pode ser.

Se a frase tivesse sido de uma forma incentivadora, ela seria da seguinte forma: Fale em sucesso e trabalhe!

A diferença nas frases, mostra como funciona o mindset (de uma pessoa
que vive sonhar) daquela que realiza seus sonhos. Os que vivem somente a sonhar, não encontram tempo para colocar em prática o que vive a borbulhar em sua mente.
As pessoas que tem visão, encontram coragem para alçar vôos.

Nosso cerébro não entende a palavra “NÃO”. Numa frase, tudo que vem depois da palavra NÃO, o nosso órgão pensador, simplesmente deleta. Então, como pensaria um empreendedor? Por que alguns negócios estão crescendo diante desse situação tão difícil em nossso país e outros estagnaram ou fecharam as portas?

Num país em constante transformação, não é díficil imaginar, inúmeras pessoas buscando alternativas para ganhar mais dinheiro, aumentar a renda e melhorar as condições de vida, bem como, alternativas para investir seu capital e que trazem um bom retorno. Uma das alternativas mais buscadas por aqueles que querem investir seu dinheiro e de baixo risco, tem sido o sistema de Franquia.

As Franquias já são muita conhecidas entre nós, e com o passar do tempo, tem sido
a alternativa mais segura para investimento e retorno bem acima da querida poupança. Além de tornar um sonho de ter um negócio próprio viável, o modelo de franquia tem gerado renda e emprego segundo dados da ABF (Associação de Brasileira de Franchising).

Negócios como A Barão da Navalha – rede de barbearia que tem conquistado os investidores, e que foca no público masculino de bom gosto, que além de cortar o cabelo, aparar o bigode, o cliente ganha uma cerveja na faixa, podendo curtir um ambiente climatizado e super aconchegante com: Vídeo Game, televisão individual, toalha quente e uma série de coisas adoráveis do universo masculino, tem apresentado resultados muito bons com relação ao faturamento e adesão de clientes.

Por experiência na área, posso citar alguns nichos que estão despontando e fazendo a cabeça das pessoas. Dentre eles: Hamburgueria, brigaderia, Cafeteria e Creperia. Com relação a esse último nicho, a rede Cine Café e Creperia, tem sido exemplo na região da Grande Florianópolis, por trazer um espaço personalizado e de muito bom gosto, além de uma gostosa gastronomia regada a uma variedade de café’s e crepes.

Graças ao modelo de franquia, alinhado a visão empreendedora de pessoas que almejam exponenciar os negócios e estruturá-los de forma planejada e bem executada, empresas como UBER e AIRBNB emergiram da crise rapidamente, e caíram no gosto da sociedade.

O modelo de franquia ficou muito conhecido, muito pelo sucesso da rede MC Donalds. Se buscar pela história dessa mega rede de franquias espalhada pelo mundo, você entenderá de fato o que é a tal lei da visão e como ela impacta no crescimento de uma empresa.

“Em 1937 os irmãos Dick e Mc Donald abrem uma barraca de cachorro quente.
Em 1940 na região de San Bernardino, na Califórnia, eles abrem a primeira loja Mc Donald. No resumo da ópera e para encurtarmos essa linda história de muito trabalho
e visão empreendedora, os irmãos conseguiram abrir apenas 4 lojas ao longo do processo de expansão da rede”.

Eles só enxergavam, até o onde sua visão permitia enxergar! 

Foi com Ray Kroc, que a rede chegou ao atual número de 35 mil lojas em todo o globo. Ray comprou a rede, e desde o princípio sabia do potencial do negócio e aonde queria levá-lo. O fato aqui, diante de todo esse contexto, é que sua visão só vai permitir você enxegar, o que realmente lhe interessa.

Quando concedo mentoria para empresários no processo de franquia, costumo dizer, que ele precisa acreditar veemente na forçade crescimento do seu negócio. Se ele não for capaz de enxergar o quão longe pode chegar, difícilmente vamos convercer os potenciais clientes acreditarem nesse sonho.

Enquanto algumas pessoas diante da crise choram, outras com certeza devem estar vendendo lenço. Se a tendência do nosso coração é alimentar coisas ruins, com veemência afirmo, que em nossa mente imaginaremos sempre o pior cenário.

Assim na vida como nos negócios, o seu grau de sucesso está intimamente ligado a sua forma de enxergar as coisas. Há quem foque em problemas, e há quem somente enxerga oportunidades!

Todo empreendedor é um sonhador, e tão logo ele realiza seus sonhos, descobre ter outros ainda maiores para serem realizados! Foque no que é bom, e se desvencilhe daquilo que atrapalha sua jornada.

 

Texto: Leonardo Posich/ Artigos

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