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Liderança: 12 frases que que ajudam a criar equipes altamente engajadas

22 de agosto de 2016

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liderançaUma liderança ideal deve promover confiança, engajamento e motivação entre os membros de uma equipe, para inspirá-los a avançar sempre mais. Veja a seguir 12 frases simples que grandes líderes dizem para criar alto engajamento de seus colaboradores.

 

 

 

 

  1. Gosto de suas ideias.

Quando pedimos ideias às pessoas, mostramos que valorizamos suas opiniões e respeitamos sua expertise. Adicione-se aí o benefício que eles se tornam mais comprometidos quando têm suas sugestões envolvidas com os processos.

  1. É hora de ir para casa. Voltaremos a essa questão amanhã.

O equilíbrio entre carreira e vida pessoal é uma questão fundamental atualmente. No entanto, muitas vezes gestores são negligentes com o bem-estar de seus colaboradores. É verdade que existem ocasiões em que é necessário trabalhar além do expediente, mas é preciso cuidado para isso não se tornar uma rotina. Se não há razão para a equipe ficar no trabalho até tarde, deixe-os ir para casa. Tal atitude há de ser reconhecida.

  1. Desculpe, a culpa foi minha.

Ninguém é perfeito e assumir os próprios erros além de aumentar sua credibilidade, consiste num ótimo exemplo para a equipe. Quando a prestação de contas começa do topo, a tendência é que essa postura influencie positivamente toda a equipe.

  1. O esforço foi válido e chegaremos lá da próxima vez.

Reconhecer esforços bem-sucedidos é sempre uma boa prática. Porém nem todo projeto tem o sucesso esperado. Se a equipe se empenha por um projeto que não alcança os resultados esperados, deve-se, ao menos, reconhecer e celebrar os esforços do time. O que é reconhecido tende a ser repetido e qualquer gestor quer uma equipe que está pronta a se esforçar sempre que necessário.

  1. Acabei de comentar com seu gestor sobre o excelente trabalho que você executou.

É sempre bom reconhecer quando alguém fez um ótimo trabalho, e é ainda melhor quando essa informação é dividida com outras pessoas, especialmente se entre elas estiver o chefe imediato de quem fez o trabalho. Isso faz com que o reconhecimento seja mais autêntico, pois pode ser compartilhado com outras pessoas da empresa.

  1. O que você precisa de mim para fazer desse projeto um sucesso?

Essa abordagem por parte de um líder demonstra que estão todos juntos na empreitada e o sucesso diz respeito a toda a equipe. Além disso, uma vez que toda a assistência foi prestada, o colaborador deverá aceitar a responsabilidade pelos resultados de uma ação.

  1. Então o que aprendemos dessa ação que devemos levar em consideração na próxima vez?

Erros sempre acontecerão, mas ao fazermos essa pergunta, evitamos a caça ao (s) culpado (s) e focamos em aprender com o erro de forma a fazer melhor na próxima tentativa.

  1. Confio em você.

É uma boa ideia que sua equipe saiba que você confia nas habilidades de cara um. Isso motiva a autoconfiança.

  1. Como podemos fazer isso melhor?

Não há nada pior do que um líder arrogante que acredita (ou finge acreditar) que sabe tudo. Com essa pergunta, o líder demonstra estar aberto às opiniões dos membros da equipe e que a colaboração é a chave para alcançar os objetivos de um projeto.

  1. Você está certo que conseguirá fazer isso neste momento?

Muitos colaboradores têm dificuldade em dizer não ao chefe e se comprometem com uma sobrecarga nada saudável o que que tende a levá-los ao fracasso. Ao fazer essa demonstrando uma preocupação genuína, o gestor faz com que o colaborador tenha liberdade em pensar sobre o que consegue fazer sem sobrecarregar-se demais. Isso também o ajuda a perceber que o gestor está preocupado com o seu bem-estar.

  1. Bom trabalho!

Duas das melhores palavras para os ouvidos de um colaborador. Simples, a custo zero e positivamente impactante. Quanto mais o gestor as diz, mais terá de repeti-las, pois, o desempenho dos colaboradores tende a melhorar.

  1. Obrigado.

Boa educação não custa nada. Já a falta de educação, por outro lado, mostra falta de respeito e arrogância. E essas características não ajudam em nada na construção da confiança e da lealdade por parte da equipe.

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