Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

LinkedIn: 5 erros a serem evitados

6 de maio de 2019

Compartilhe esta notícia:

É comum atualmente vermos postagens completamente inapropriadas em redes sociais, como o Facebook ou o Twitter, que nos fazem pensar: o que se passa pela cabeça dessa pessoa? Muitas vezes, pode ser você o autor (ou disseminador) de uma bobagem.

E se existe uma plataforma onde você deve ser ainda mais cauteloso em relação ao seu comportamento, é no LinkedIn.

Por isso, trazemos dicas valiosíssimas no post de hoje, basta continuar a leitura. Vamos lá?

Erros a serem evitados no LinkedIn

A rede vem se tornando uma das principais ferramentas usadas por recrutadores e algumas empresas já a utilizam para fazer seus processos de seleção. Portanto, a imagem que você projeta nela pode ser determinante para sua reputação no mercado de trabalho. Confira:

  1. Não colecione contatos só para tê-los

LinkedIn não é Pokémon – você não precisa capturar todos. Entretanto, se você vir alguém interessante para sua rede de contatos e quer se conectar a essa pessoa, a melhor estratégia é se juntar a um grupo da qual ela faz parte, se apresentar e contribuir com o debate.

Uma vez estabelecida sua presença no grupo, você pode convidar essa pessoa para se conectar a você. Certifique-se de explicar a razão pela qual você deseja se tornar um contato para não parecer um pedido genérico.

Somos muito mais propensos nos conectar com alguém que contribui com informações relevantes aos nossos interesses do que aqueles que chegam pela simples mensagem: “Eu gostaria de adicioná-lo à minha rede de contatos no LinkedIn.”

Se você tem uma conexão em comum, você pode pedir que essa pessoa o apresente, desde que tenha certeza de que não será um problema para essa pessoa fazer a apresentação.

  1. Não paquere

LinkedIn não é Tinder. Se é errado paquerar colegas de trabalho no ambiente profissional, o mesmo se aplica ao LinkedIn.

Parece óbvio, mas é preciso reforçar: mantenha suas relações estritamente profissionais nessa rede . O assédio online é um problema que deve ser levado a sério.

Não importa o quanto atraente alguém possa parecer na foto do perfil, se essa pessoa quisesse um encontro, ela estaria numa rede apropriada para isso.

  1. Não perca o foco

Se você tem uma vontade irresistível de compartilhar um meme divertido, faça isso na plataforma adequada. Tudo bem fazer ou compartilhar piadas de vez em quando no Facebook ou no Twitter.

Melhor ainda se você for capaz de ser engraçado na hora certa e pertinente quando o assunto for sério. Mesmo assim, seja responsável e respeitoso.

Afinal, se você levar suas brincadeiras (ou opiniões sobre assuntos polêmicos) longe demais, você terá sua reputação afetada seja em qual for a rede social.

  1. Não subestime a importância da sua foto

Sua foto é sua oportunidade de causar uma boa primeira impressão. É o que vai atrair a atenção das pessoas. Mesmo um ótimo currículo pode passar batido se a sua foto de perfil for inapropriada para o meio profissional.

Procure ter uma foto que represente você da mesma forma que você se apresentaria numa entrevista de emprego. Fotos com excessos, roupas inapropriadas, entre outras condições inadequadas ao exercício profissional não despertarão interesse entre potenciais empregadores. Pelo contrário, tendem a afugentá-los.

  1. Não abuse das palavras chave

Não adicione palavras chave indiscriminadamente apenas para aparecer em buscas na internet. Se você é um contador e usa termos do Direito sem que seu perfil seja adequado para uma função na área, você somente fará com que alguém perca tempo verificando seu currículo.

E isso fará com que essa pessoa passe a ignorar seu perfil dali por diante. O marketing pessoal consiste em representar você da melhor maneira possível.

E adicionar palavras chave que não representam suas habilidades é fazer exatamente o contrário.

Gostou das nossas dicas? Então que tal criar um perfil matador no LinkedIn? Baixe o nosso Guia Definitivo para Construir seu Perfil no LinkedIn – com este guia, você aprenderá a construir um perfil de sucesso que atraia a atenção dos principais recrutadores de talentos nesta rede.

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.