Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Melhore seu ambiente de trabalho

17 de setembro de 2015

Compartilhe esta notícia:

Ambiente-de-trabalho-saud--velDentre diversos fatores que levam uma empresa ao sucesso, um dos que mais influenciam diz respeito à qualidade do ambiente onde o trabalho é desenvolvido.  Um local descontraído e baseado na confiança entre os funcionários é essencial para o sucesso de qualquer negócio.

O ambiente de trabalho também exerce imensa influência sobre a satisfação profissional das pessoas.  Afinal, ninguém se sente bem trabalhando em um ambiente hostil e de pouca colaboração entre os funcionários.

Para o bom funcionamento do negócio, o relacionamento interpessoal entre os funcionários é extremamente importante, já que, na maioria dos casos a atividade de um colaborador influencia tanto ajudando como atrapalhando o andamento do trabalho do resto da equipe. Lidar com pessoas é um grande desafio. Cada ser humano é único e possui suas peculiaridades, saber entender e respeitar pessoas com personalidades e gostos diferentes dos nossos, é essencial para a construção de um ambiente agradável.

Sabendo disso, a AVM Faculdade Integrada preparou algumas dicas para que você possa contribuir para a construção de um ambiente agradável no seu trabalho. Confira!

Respeite

Priorize olhar as características positivas das pessoas e acima de tudo aceitar e entender exatamente como elas são. Ninguém gosta de ser destratado, por isso seja educado sempre e acima de tudo: Ético.  Sabemos que nem todos os dias são fáceis e acordamos de bem com a vida, porém não importa o que tenha acontecido anteriormente, tenha em mente que é injusto descontar seu mau humor, tristeza ou frustração em alguém que não tem nada a ver com a história.

Responsabilize-se pelos seus atos

Seja você mesmo, não procure impressionar os demais com tarefas que não consegue realizar sozinho, ou até mesmo assumindo uma grande quantidade de trabalhos que possivelmente não conseguirá completar.  Quando cometer um deslize, assuma a responsabilidade pelo que fez. É inadmissível repassar a culpa pelo equívoco para outras pessoas.  Esse tipo de atitude gera um ambiente propenso a desentendimentos.

Elogie

Um elogio ou gesto atencioso são suficientes para tornar as relações mais amistosas e produtivas. Ao elogiar, fortalecemos os relacionamentos e mostramos que nos importamos com o trabalho que está sendo feito. Afinal, quem não gosta de receber um elogio?

A ética é o principal pilar para um bom relacionamento interpessoal, por isso se mantenha longe de fofocas, já que elas não levam ninguém a lugar algum e lembre-se: A conversa é a base para qualquer boa relação. Sendo assim procure manter um bom diálogo com seus colegas, sabendo escutar também quando for preciso. Ter boas relações no trabalho é um ótimo negócio para todos os envolvidos. Aprimorando suas habilidades teóricas e interpessoais você terá capacidade de melhorar sua vida profissional.

Com certeza no final, você verá que não é tão difícil se cada um fizer a sua parte para melhorar o ambiente de trabalho. E você? Tem mais alguma dica? Conte pra gente!

Veja mais:  Como diminuir o estresse no trabalho

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.