Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Mercado de trabalho em marketing digital está em expansão

9 de fevereiro de 2015

Compartilhe esta notícia:

Pesquisas recentes revelam que o mercado de trabalho em marketing digital no Brasil é um dos mais promissores e agências e empresas já se ressentem da falta de profissionais.

O crescente interesse das empresas pelas mídias digitais vem criando uma demanda que simplesmente não consegui ser atendida pelas agências digitais.

Na verdade o mercado de trabalho em marketing digital não está apenas aquecido como algumas fontes comentam. Ele na verdade está em uma violenta expansão em função do crescimento da economia nos últimos anos e também da Internet no Brasil em si.

O grande problema é que essa expansão não está sendo acompanhada pela formação de novos profissionais de marketing digital verdadeiramente qualificados.

Sem profissionais os salários disparam

Uma das consequências da escassez de mão de obra é a elevação dos salários no marketing digital. Preocupadas em reter seus talentos, as empresas valorizam cada vez mais seus colaboradores e incorporam benefícios e outras vantagens à remuneração que por sinal já é alta.

Segundo pesquisa da empresa Page Personnel, os salários fixos dos profissionais de marketing digital estão 40% maiores se comparados ao mesmo período do ano passado. Ainda segundo a pesquisa, os profissionais em início de carreira tiveram a maior valorização no marketing digital por ser uma área nova e carente de profissionais qualificados.

Sobram vagas

Uma das principais reclamações das agências digitais é a dificuldade para o preenchimento das vagas de trabalho em marketing digital oferecidas. Algumas posições passam meses em aberto sem que se consiga encontrar o profissional com o perfil adequado, o que muitas vezes acaba impedindo que novos projetos sejam iniciados.

Essa distorção entre demanda e oferta no mercado de trabalho pode comprometer até mesmo o crescimento do setor, que segundo a ABRADI – Associação Brasileira de Agências Digitais foi de 50% em 2012, totalizando um faturamento de R$ 2,2 bilhões.

Escassez em todos os níveis

A falta de mão de obra qualificada em marketing digital se dá em todos os níveis. De gerentes de marketing digital, os técnicos nas mais diversas vertentes, o quadro é o mesmo. No primeiro caso, pelo fato de um gerente de marketing digital não ser um profissional que se forma em um ou dois meses e requerer além dos conhecimentos técnicos, também experiência e qualidades de liderança.

No caso dos especialistas em marketing digital, como os profissionais de marketing de busca, web Analytics, email marketing, mídias sociais e outros, o problema está na falta de qualificação. Uma coisa é conhecer as ferramentas como SEO, Google AdWords e Google Analytics. Outra coisa é dominar essas ferramentas de forma a utilizá-las profissionalmente.

Futuro

Como algumas avaliações mostram que menos de 15% das pequenas e médias empresas brasileiras possuem uma presença na Internet, é de se esperar que o setor continue em expansão ainda durante muitos anos. Dessa forma, é de se esperar também que o mercado de trabalho em marketing digital continue aquecido. Eis ai uma boa oportunidade tanto para profissionais de comunicação quanto para novos empreendedores.

Aproveite para se especializar. Conheça os cursos de Pós-Graduação a Distância em Marketing da AVM Faculdade Integrada. São 11 cursos moldados para atender as novas exigências do mercado e especializar o profissional para o pleno desempenho de suas atividades. Confira!

Fonte: academiadomarketing.com.br 

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.