Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

A missão de escolher uma carreira

3 de abril de 2019

Compartilhe esta notícia:

O caminho em direção à escolha de uma carreira de forma mais racional deve levar em consideração alguns aspectos que são bastantes relevantes nessa hora.

O primeiro ponto é ter um autoconhecimento, saber quem você é, onde quer chegar e o que pretende fazer para alcançar determinado objetivo.

Nesse sentido, caso você ainda não saiba em qual direção seguir, precisará despertar suas habilidades e interesses. Não adianta cursar determinada área sendo que você não possui habilidades para exercer a profissão.

A missão de optar por uma carreira tem de ser bastante perspicaz, pois os frutos do seu futuro profissional dependerão essencialmente da sua escolha. Portanto, fique atento no post de hoje com dicas que irão direcionar você à uma escolha mais adequada. Confira!

 

Dilemas na escolha

Em determinada fase de nossas vidas, o dever de fazer escolhas torna-se uma obrigação, e é assim que funciona com a nossa profissão.

No entanto, é na juventude o período em que se tem maior dificuldade em decidir, isso deve-se ao fato de que as inúmeras ofertas de áreas de conhecimento profissional gera dúvidas na hora de optar por uma delas, isso sem contar com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e criterioso.

Os dilemas enfrentados nesse momento são tantos, já que a todo instante notamos um bombardeio de informações sobre carreira e sucesso e, ainda, a pressão dos familiares e amigos para uma atuação no mercado o mais breve.

É nessa hora que uma orientação profissional faz toda a diferença, conduzindo a suas escolhas de forma mais assertiva e segura. O profissional dessa área irá direcionar o jovem a perceber seus interesses e capacidades vocacionais, considerando questões pessoais, familiares e sociais. 

 

Preferências

Esse é o momento que você deve investir em si, procurar compreender em qual área se encaixa mais em qual possivelmente teria maior vocação.

É muito frequente sobrepormos nossos objetivos na ânsia de nos definirmos como profissionais, logo, não tenha pressa, reflita no que gosta de fazer e em seus interesses.

Entretanto, caso você já possua uma graduação, foque nas suas preferencias de mercado, tente optar por especializações que estão dentro do seu campo de atuação ou no que você possui maior competência.

 

Pense no que você gosta

Não basta ponderar somente o que lhe motiva, é necessário avaliar o que as oportunidades que a carreira vai lhe proporcionar à medida que entra em contato com a profissão.

Fuja do modismo, dificilmente, ele está ligado ao sucesso, não é por que seu colega está tendo sucesso que você o terá. Aqui cabe perfeitamente o caso de você não possuir as mesmas habilidades das ele. 

 

Habilidades e Competências

É importante estar atento para que os desejos externos (familiares) não sejam projetados e sobrepostos ao seu perfil e às suas aptidões. Assim, evita-se perda de tempo e investimento financeiro.

Reflita sobre as suas atividades do dia a dia, por exemplo, e avalie seu comportamento em determinadas situações. Perceba se diante a elas você tem uma visão mais estratégica ou operacional. Normalmente, acontecimentos habituais costumam evidenciar habilidades

Uma boa maneira de avaliar o seu comportamento, é pedir a amigos e familiares que descravam suas características, por meio delas é possível notar condutas tendenciosas para algumas carreiras. 

 

Profissões em destaque

Tente não ser mais do mesmo, ou seja, existem algumas áreas que o mercado já está saturado, portanto, destacar-se é o diferencial. Nesse sentindo, busque uma especialização na área em que atua e detenha expertise necessária para ser evidente entre os demais.

Faça um panorama detalhado do mercado, busque a maior quantidade possível de informações sobre ele. Vá além, saiba identificar o que pode fazer de você um profissional de sucesso.

Não deixe de se atentar que até a data de conclusão da sua graduação o mercado pode ter mudado, dessa forma, você precisará se empenhar um pouco mais e investir em uma qualificação profissional para garantir a sua empregabilidade.

Por fim, após vencer essa longa missão, note que uma escolha madura pode te levar ao emprego dos sonhos e, é claro, atingir o reconhecimento na carreira.

 

Gostou do nosso tema de hoje? Leia também: Descubra como escolher uma especialização estratégica!

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.