Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Neste Dia das Crianças, dê livros de presente

11 de outubro de 2017

Compartilhe esta notícia:

O hábito da leitura é um dos mais importantes para o desenvolvimento do intelecto e, também, o caminho mais curto para adquirir conhecimento. Em meio ao boom tecnológico das últimas décadas, esse hábito acabou ficando de lado, sendo substituído primeiro pela televisão, depois pelos computadores, pelos videogames e agora pelos smartphones.

Em que a leitura ajuda?

A leitura é a maneira mais antiga – e mais eficiente, até hoje, de adquirir conhecimento. E é preciso desconstruir aquela ideia de que ler é um hábito chato e monótono. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, ler revistas, sites, gibis, livros de romance, entre outras leituras de entretenimento, é tão eficaz quanto ler um livro técnico. A diferença é que ler sobre algo técnico oferece conhecimento sobre aquele determinado assunto, enquanto ler sobre variedades estimula o raciocínio e melhora o vocabulário. É clichê, mas é verdade: quanto mais você ler, melhor você irá escrever!

A leitura melhora o aprendizado dos estudantes, pois estimula o bom funcionamento da memória, aprimora a capacidade interpretativa, mantém o raciocínio ativo, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos. Quem lê muito conversa sobre qualquer coisa, e consegue formar opiniões bem fundamentadas.

Como criar o hábito de ler nas crianças?

 

Com a tecnologia fazendo parte das famílias cada vez mais cedo e de forma mais abrangente, é preciso dar atenção especial às crianças, e inserir o hábito da leitura na vida delas desde bem cedo.

A criança geralmente é um espelho dos pais, por isso é importante que o exemplo venha deles. Se você tem filhos, leia para eles desde pequenos, e mostre como a leitura pode ser um hábito divertido. Os resultados virão lá na frente, com bons desempenhos escolares e adultos muito mais seguros e bem preparados. Vamos ao passo-a-passo?

  1. Diminua o hábito da TV em casa. Reserve um momento mais silencioso para casa e aproveite-o com suas leituras, incentivando igualmente seus filhos.
  2. Ofereça diferentes tipos de texto até que definam seus gostos de leitura. Quando definirem, respeite seus gostos.
  3. Não faça cobranças. Deixe a criança ler no seu ritmo, sem pressa ou pressão.
  4. Frequente livrarias, faça deste ambiente o mais natural possível à criança.
  5. Monte o cantinho da leitura em casa. Construa aos poucos uma mini biblioteca com os livros de todos da casa. Mas, também, alie o hábito da leitura com outras diversões. Propor um passeio no parque com piquenique e uma pausa para leitura, por exemplo, pode ser bastante atrativo.
  6. Por último, pensando no Dia das Crianças, estimule o consumo de livros como presentes. Tente trocar o pedido por jogos ou eletrônicos por livros em alta, de filmes famosos ou outros atrativos para os pequenos.

TEXTO: Com informações de InfoEscola

LEIA TAMBÉM:

Graduação em Pedagogia: tudo que você precisa saber sobre o curso

Pós-Graduação EAD em Educação: a sua especialização está aqui!

 

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.