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O que caracteriza um líder ideal?

14 de agosto de 2017

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Pense sobre o melhor chefe que você já teve. Se tiver sorte, talvez seja seu atual gestor. Mas, também pode ser um líder que você já teve e que te inspira até hoje.

Os líderes mais respeitados têm muito em comum. Se você deseja se dedicar a funções de liderança, confira 20 características que devem lhe acompanhar nessa jornada.

O que caracteriza um líder ideal?

1. Ele compartilha sua visão

A coisa mais importante que um líder pode fazer é dar à equipe um objetivo que valha a pena. É certo que o chefe nem sempre pode definir a agenda, mas um grande líder sempre defende metas dignas, além de garantir uma comunicação frequente e eficaz com a equipe.

2. Ele desenvolve o conhecimento

O que é mais irritante do que trabalhar para um chefe que realmente não entende o trabalho, e cuja autoridade se limite exclusivamente ao seu cargo? O gestor não precisa ser o maior especialista cada função da equipe – o que pode ser impossível – mas ele precisa ser  competente em todas as funções.

3. Ele respeita o tempo das pessoas

Grandes líderes têm pouca tolerância para reuniões improdutivas, e não gostam de fazer os outros esperarem desnecessariamente. Eles também evitam serem prolixos quando uma mensagem direta é suficiente.

4. Ele define prioridades

Quando você tenta se concentrar em tudo, você não está se concentrando em nada. Um líder eficiente compreende que a falta de foco pode facilmente se espalhar por toda a equipe. Ele percebe quando a falta de prioridades pode resultar em ações mal sucedidas.

5. Ele compartilha informação

Alguns chefes têm dificuldade em dividir informações porque têm medo de perder a liderança. Há razões legítimas para escolher o tempo certo para compartilhar informações, mas geralmente quanto mais transparente é um gestor, mais respeitado ele é por sua equipe.

6. Ele dá feedbacks positivos

É comum para os colaboradores a necessidade de saber se estão no caminho certo. Bons líderes sabem a hora de dar feedbacks positivos para manter seus colaboradores motivados.

7. Ele demonstra empatia

Grandes líderes são capazes de se colocar no lugar de seus subordinados. Isso não significa que sejam ingênuos. Quer dizer que estão atentos em suas equipes em vários níveis.

8. Ele agradece

Construir uma cultura de gratidão começa no topo. Se o chefe não tiver tempo para agradecer àqueles de sua equipe, será difícil que a equipe assimile essa cultura por si só.

9. Ele empurra a equipe para frente

Um bom chefe reconhece os talentos dos membros de sua equipe, e se esforça para conduzir de uma forma que permita a todos a maximização e confluência de seus talentos.

10. Ele faz perguntas inteligentes

O bom líder está atento ao pressuposto de que está na liderança, sem ser presunçoso. Além disso, sabe que as coisas não precisam ser feitas necessariamente de uma determinada maneira só porque é assim que foram feitas no passado.

11. Ele respeita a vida das pessoas

O bom líder tem consciência de que as pessoas têm suas vidas próprias fora do trabalho.  Apesar de o trabalho ter de ser uma prioridade na instituição, ele sabe que não é a única coisa na vida dos colaboradores. Sabe reconhecer que seus subordinados têm cônjuges, filhos, amigos, além de interesses e objetivos externos.

12. Ele é cuidadoso ao contratar

Esse deveria ser o primeiro item na lista do que faz  um bom líder. O papel mais importante de um líder é, muitas vezes, saber reunir uma equipe de bons profissionais, sabendo evitar a entrada de pessoas tóxicas.

13. Ele aceita a culpa

Pessoas éticas assumem a culpa por suas falhas. Talvez eles não se concentrem demais nisso, mas eles sabem aceitar. Grandes líderes seguem adiante, aceitando a culpa coletiva, mas sabendo orientar todos a avançar.

14. Ele tem senso de humor

A vida pode ser mais leve. Grandes líderes não têm de ser opressores. Eles têm senso de humor e reconhecem que a crise de hoje pode ser piada de amanhã.

15. Ele se comunica de forma eficaz

O bom líder sabe encontrar as palavras para explicar o que ele quer dizer – e está sempre bem fundamentado no que diz.

16. Ele dá o exemplo do comportamento ético

Às vezes as concessões são benéficas para o progresso. No entanto, existem regras, normas sociais e decência. Grandes chefes se esforçam para mantê-las.

17. Ele celebra as vitórias

Ninguém gosta de um chefe que pensa que a única recompensa para grandes realizações devam ser mais do mesmo. Grandes chefes procuram marcos para celebrar – seja um elogio corriqueiro, seja uma recompensa para todos os envolvidos.

18. Ele busca a excelência

Quem quer trabalhar para alguém que se esforça para ser simplesmente satisfatório?

19. Ele molda novos líderes

Grandes líderes não fazem apenas seguidores felizes – eles inspiram mais líderes com seus exemplos. São entusiasmados, não se sentem ameaçados quando os membros de suas equipes buscam maiores realizações profissionais.

20. Ele toma decisões

Espera-se de um líder que esteja preparado para tomar decisões por mais difíceis que pareçam. Simples assim.

 

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