Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

O que constrói um bom ambiente de trabalho?

26 de abril de 2017

Compartilhe esta notícia:

Não é apenas o salário que mantém os colaboradores satisfeitos em seus trabalhos. Há uma série de fatores importantes para toda empresa que deseja se destacar por excelência em seus serviços e em sua equipe.

A empresa ideal é a que tem valores e políticas muito bem definidas e que busca o desenvolvimento de seus colaboradores. Deve ter um bom ambiente de trabalho, ser ética e comprometida com a sua razão de ser, de modo que seus trabalhadores tenham orgulho em dizer o seu nome.

Um ponto importante a ser frisado nessa questão é a importância de conciliar os objetivos e metas da empresa com as necessidades dos profissionais que lá trabalham. E só há uma forma de isso acontecer: criando identificação dos profissionais com os valores e os objetivos organizacionais.

Se você deseja trabalhar em uma empresa assim ou criar a sua, saiba o que é importante:

Cultura organizacional: são os valores, visões e ideias da organização em questão. Se alguns funcionários não estiverem diretamente ligados à cultura organizacional, podem acabar tendo comportamentos incompatíveis com o que sua empresa deseja transmitir. E sendo representante da empresa, qualquer colaborador desalinhado é suficiente para causar uma má impressão do negócio. Por isso, a cultura organizacional deve estar presente e visível no dia-a-dia, envolvendo todos os setores da empresa. E, para isso, a empresa precisa saber com exatidão qual é a sua cultura organizacional, como ela deseja ser vista pelos seus públicos internos e externos. Parece básico, mas organizações não sabem dizer quem são.

Clima organizacional: como os setores e equipes da empresa se relacionam? O clima é predominantemente tenso, motivador, desrespeitoso, inspirador? Como os colaboradores percebem a sua empresa e os seus gestores? Tudo isto relaciona-se com o clima organizacional. É algo subjetivo e que sofre variações, no entanto, quando a empresa não se posiciona, é comum que se caia no modo estagnado, desmotivado e improdutivo. Uma empresa que zela que seu desenvolvimento está sempre atenta aos seus funcionários.

Plano de carreira: A empresa se preocupa com o crescimento e desenvolvimento dos seus colaboradores? Ela apresenta um plano de carreira para cada um deles, mostrando o quanto é importante para ela vê-lo crescendo ali? Ela cria condições para que o trabalhador se motive a dar o seu melhor sempre? Ela sabe valorizar o desempenho de cada um? Em uma carreira, todos querem ser reconhecidos e alcançar novos degraus. Cabe à empresa cumprir o seu papel de criar oportunidades para tal. De outra forma, não haverá interesse dos funcionários de permanecerem nela.

Flexibilidade: o funcionário tem outras preocupações na vida além do trabalho. Uma empresa que deseja reter esse colaborador precisa dar a ele a liberdade de dispor de tempo, quando necessário, para colocar em ordem estes outros aspectos que podem impactar diretamente seu desempenho. É claro que existem regras e horários pré-definidos, mas, com equilíbrio, é possível ceder dos dois lados, dando ao colaborador a liberdade para fazer este tipo de pedido.

Esses são alguns fatores principais e que podem ser somados ainda com um ambiente esteticamente mais descontraído e menos formal. Decorações modernas e criativas, com momentos de descontração e entretenimento entre os funcionários. Uma equipe amiga pode trabalhar sim muito melhor!

E, destaca-se: toda ação nesse intuito deve ser constante. Por mais que uma empresa tenha conquistado seu objetivo, sendo considerada um excelente lugar para trabalhar, lembre-se: o que a fez chegar onde está foi muito esforço.

LEIA TAMBÉM: 

Você gostaria de ser um chefe ou um líder?

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.