Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Semana do Meio Ambiente: o que é uma postura ambientalmente sustentável?

8 de junho de 2016

Compartilhe esta notícia:

Use_sustentabilidade1Atualmente o termo sustentabilidade está presente em todos os setores da sociedade. Seja na economia, na educação ou na administração pública, a palavra sustentabilidade sempre aparece em algum momento.  Mas o que significa ser sustentável? O termo tem origem do Latim: “sustentare”, que significa sustentar, favorecer e conservar.

Mundialmente a palavra sustentabilidade começou a ser propagada a partir da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada me 1972, em Estocolmo, Suécia. Já no Brasil, a expressão ganhou dimensões maiores após a realização da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO), em 1992, no Rio de Janeiro.

Na prática, a sustentabilidade está definida como a capacidade que o indivíduo ou um grupo de pessoas tem em se manterem dentro de um ambiente sem causar impactos a esse ambiente. Mas apesar da sustentabilidade estar associada diretamente ao meio ambiente e a tudo o que o envolve, não está limitada somente a esta área.

A sustentabilidade também está relacionada a outros setores da sociedade como a economia, a educação e a cultura. É através da sustentabilidade que os recursos naturais são utilizados de forma inteligente e são preservados para as gerações futuras.

Um conceito correto e amplo de sustentabilidade está associado a soluções, caminhos e planos que busquem resgatar adoções de práticas sustentáveis na vida de cada pessoa e atinjam uma melhora comum a todos.

A adoção de práticas sustentáveis resulta a médio e longo prazo numa nova perspectiva de vida para nossos sucessores e lhes garantirão a manutenção dos recursos naturais necessários para uma melhor qualidade de vida. Portanto, é preciso estarmos atentos a cada atitude e refletir sobre a nossa relação com o meio ambiente.

Para encerrar a série de conteúdos da Semana do Meio Ambiente, deixamos 4 dicas básicas de como podemos adotar práticas sustentáveis facilmente.

lixoSepare seu lixo seco (como vidro, plástico e papel) dos resíduos orgânicos.

 

 

Saiba-o-que-fazer-com-a-bateria-do-seu-antigo-celularNão jogue as baterias de celulares ou outros equipamentos eletrônicos no lixo. Estes equipamentos devem ser descartados em lugares específicos. Procure um centro de coleta em sua cidade.

 

Sacolas-retornáveis-imagem-2Substitua as sacolas plásticas dos supermercados e lojas por sacolas recicláveis ou pelas feitas de papel;

 

chuveiroEvite o desperdício de água e de energia elétrica. Procure tomar banhos mais curtos.

 

Comece já sua Pós-Graduação em um de nossos 16 cursos na área de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Faça sua matrícula durante todo o mês de Junho com o código MA40 e ganhe 40% de desconto.

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.