Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

O que fazer para mudar de carreira em 2019?

26 de dezembro de 2018

Compartilhe esta notícia:

Em tempo de resoluções de fim de ano, o contentamento com o trabalho tende a ser um dos fatores mais avaliados. E se a percepção é negativa, o que fazer para receber o próximo ano com novas perspectivas?

Se você está pensando em mudar de emprego, começar do zero, ou fazer algo totalmente diferente do que faz agora, tenha em mente algumas recomendações que podem te ajudar a avançar e a assumir todos os riscos.

Preparamos esse artigo especialmente para você que quer começar o ano com o pé direito. Acompanhe e veja como acelerar a sua carreira. Confira!

Idade não é impedimento para começa uma nova carreira

Ou qualquer outra desculpa que você esteja colocando. Esse tipo de pensamentos são uma desculpa para esconder o medo de não estar à altura da tarefa, de falhar, de mudar.

A melhor coisa que você pode fazer é descobrir o que tem te assustado e como você pode suprir esta insegurança. Estude, faça cursos, conheça a área e seus concorrentes, desperte-se completamente para o seu novo interesse.

 

Sua carreira faz parte de sua vida, mas não representa a sua vida inteira

Você pode, e de fato deveria, desenvolver sua carreira profissional ao redor de sua vida e não o contrário. Identifique como você quer viver, o que o faz feliz, para que você possa tomar melhores decisões sobre suas escolhas profissionais.

É possível conciliar a felicidade na sua vida pessoal e profissional, mas só cabe a você encontrar o caminho.

 

 Suas escolhas e preferências profissionais mudarão ao longo do tempo

E também dependendo das experiências que você possui. Então, ao tomar decisões, sempre tenha em mente a sua situação atual, as prioridades que você tem AGORA.

O que você queria aos 20 ou quando era estudante único pode não coincidir com o que lhe interessa aos 30, 40 ou se você tiver uma família, por exemplo. E está tudo bem considerar estas mudanças e a incrível capacidade que temos de adaptação em cada situação de vida.

 

É importante saber em que você é realmente bom

E a que você quer se dedicar no seu dia a dia. Você não precisa fazer algo apenas porque é bom nisso, você deve escolher o que você realmente quer fazer.

 

 É muito importante saber o que o motiva

Porque isso fará com que você fique produtivo e animado. Aproveite o seu tempo para pensar sobre o que faz você ir e se sentir cheio de energia.

Talvez o que o motive seja ajudar os outros, ou que suas conquistas sejam reconhecidas. Outros exemplos são: ser considerado um especialista, trabalhar por conta própria, ter um bom relacionamento com seus colegas ou seu chefe, etc.

Determine o seu e será mais fácil reconhecer quais os ambientes de trabalho que melhor se adaptam às suas preferências.

Por exemplo, se o que o motiva é ter um bom relacionamento com seus colegas de trabalho, um ambiente muito competitivo provavelmente não é uma boa escolha, não importa o quão bom seja o salário.  No entanto, se o que o motiva é uma vida com luxos, o salário será um determinante importante.

 

Não pare de aprender

Hoje em dia é muito importante manter seus conhecimentos e habilidades atualizados. Se você está considerando uma posição específica, tente falar com alguém que faz isso para pedir conselhos e saber como essa pessoa estava preparada para o trabalho.

Desta forma, você saberá o que você tem que aprender ou melhorar e você estará melhor preparado quando a oportunidade chegar.

 

Tenha em mente o seu objetivo profissional 

E pense estrategicamente sobre cada trabalho que você aceita. Aceite apenas aqueles que se aproximam de você de alguma forma para sua posição ou profissão ideal.

Isso inclui trabalhos que, embora não parecem estar relacionados ao seu objetivo final, ajudam você a desenvolver ou aprender habilidades que você pode transferir mais tarde. Não aceite um emprego sem motivo aparente, a menos que financeiramente você o necessite.

 

Pesquise

Pesquise muito. Principalmente se a única certeza presente é a de sua insatisfação. Pesquise para conhecer os caminhos possíveis para a sua carreira e para o seu despertar.

Pesquise para conhecer as complexidades e lados ruins do sue novo caminho. Pesquise para correr riscos de forma prevenida e segura.

 

Se possível, faça uma transição gradual

Estude a noite, explore seus gostos extras nos finais de semana para que possa ir, aos poucos, tornando viável a mudança completa de carreira. Este caminho é o ideal pois prepara o terreno e te faz mais seguro para assumir, psicologicamente e financeiramente, a decisão final.

Tenha calma

Se é uma mudança radical que você deseja para o seu novo ano, assuma uma postura de paciência. Os resultados, na maioria das vezes, demoram a aparecer. Mas se há persistência, pensamento equilibrado e estratégico, e estudo, certamente há de vir retorno. Acredite e faça acontecer!

 

LEIA TAMBÉM: Como se preparar para mudar de emprego?

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.