Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

O que você pode dizer sobre si mesmo?

23 de dezembro de 2016

Compartilhe esta notícia:

shutterstock_164925521

Fim de ano está aí e é um momento de muitas reflexões. Falar sobre si é um exercício de autoconhecimento. Refletir sobre o próprio comportamento é uma forma de perceber sua postura e uma oportunidade de ajustar o que pode estar atrapalhando seu desenvolvimento pessoal. O que você pode dizer sobre si? Existem características boas e ruins, mas todos querem ser capazes de apontar suas qualidades. Se você quer ser bem sucedido, feliz e saudável, a melhor forma de cultivar esses traços é saber que sua vida tem sentido.  A seguir, algumas características que você deveria ter para fazer que sua vida seja como você deseja. Se inspire!

  1. Eu sigo meu coração

A vida é curta e todos têm alguma predileção. É desejável poder dizer que você não deixou o medo bloquear seus atos. Afinal, o preço de não seguir seu coração é passar o resto da vida desejando que você o tivesse seguido.

  1. Eu acredito em mim mesmo

Mesmo que tenha falhado, isso não quer dizer que você continuará falhando. Seja capaz de dizer que você acreditou em si mesmo e continuou tentando. O caminho certo para o sucesso é acreditar na própria capacidade.

  1. Em tenho altos padrões

A qualidade de suas ações está diretamente ligada aos padrões que você impõe a si mesmo. Programe-se para viver em constante aumento de suas expectativas em relação a si mesmo.

  1. Eu trato os outros da forma como quero ser tratado

Dirija-se às pessoas da forma que você quer que se dirijam a você. Respeite o próximo independentemente do status, religião, raça, visão política, cultura, estrato social etc. Nada disso deveria importar. A fórmula para ser uma boa melhor é simples, basta seguir a regra de tratar a todos com o mesmo respeito que você espera.

  1. Eu valorizo meu tempo

Ser capaz de dizer que você não desperdiça seu tempo é lembrar-se que ele não tem preço. Você deve usá-lo com sabedoria. Trate o tempo como um recurso a ser usado com cuidado, dando sempre o melhor de si.

  1. Eu vejo as coisas positivamente

Em vez de pensar somente no que pode dar errado, esteja no time que se foca no que pode dar certo. Sua mente é mais poderosa do que você pensa. Quando você a preenche de pensamentos positivos isso se refletirá em sua vida.

  1. Eu confio na minha intuição

Se você intui algo com veemência, não deixe que os outros o convençam do contrário. Confie nos seus instintos e permita-se ser guiado pela sua intuição. Quanto mais você a segue, mais forte ela fica. Quando você sente que algo não está certo em determinada situação, evite deixar de seguir seu julgamento por influência de outras pessoas.

  1. Eu me expresso

Quando você não se expressa sobre as coisas que lhe são importantes, você não está sendo honesto consigo mesmo. Quando você diz o que pensa, você impõe respeito e ganha mais coragem.

  1. Eu sou uma pessoa forte que superou tempos difíceis

Os períodos mais difíceis da vida costumam dar a você seus aprendizados mais significativos. Quando estiver atravessando dificuldades, ouse ser mais forte. Seria mais fácil tentar fugir dos problemas, mas encará-los e comprometer-se em resolvê-los é o que faz de você uma pessoa mais forte.

  1. Eu mostro às pessoas que elas importam para mim

Não importa o quanto você esteja ocupado, dedique algum tempo para mostrar às pessoas próximas que você se importa com elas. Seja presente, faça planos, tenha tempo para suas relações.

  1. Eu sou uma pessoa responsável

Não seja uma pessoa que vive a culpar os outros ou a dar desculpas. Uma das mais importantes chaves para o sucesso é ter disciplina para fazer o que tem de ser feito, mesmo quando está sem vontade ou desmotivado. São nessas decisões diárias que você assume a responsabilidade por suas escolhas e atos. Lembre-se, entretanto, que suas escolhas podem afetar outras pessoas, então seja sempre responsável e cuidadoso.

  1. Eu sou grato

Gratidão sempre fará de você uma pessoa mais feliz. Se você tem dificuldade em achar motivos para ser grato, olhe à sua volta e veja que todos têm seus próprios dramas. Seja grato pelas dádivas que a vida dá a você e procure ajudar ao próximo sempre que possível. Logo você notará que não é a felicidade que traz a gratidão e sim a gratidão que traz a felicidade.

  1. Eu perdoo àqueles que me fizeram mal

O perdão pode ser um sentimento difícil de alcançar, mas vale o esforço. A vida fica mais simples e os negócios ficam mais fáceis quando você aprende a perdoar. Do contrário, você fará de sua vida um círculo vicioso de ressentimentos e retaliações que consomem sua energia e seu caráter.

  1. Eu não tenho arrependimentos

Seja capaz de dizer que você tentou, que você disse a verdade, que passou seu tempo com as pessoas que ama. Você seguiu seu coração, viveu sua paixão, perdoou e seguiu em frente com energia. O pior arrependimento é pelas chances que você não aproveitou.

  1. Eu estou fazendo a diferença

Não se canse de fazer pequenos gestos pelos outros, porque às vezes esses gestos podem ser muito importantes para o próximo. Na vida, nem sempre são possíveis grandes realizações, mas como disse Madre Teresa de Calcutá, “podemos sempre fazer pequenos gestos com grande amor”. No final das contas, não é apenas sobre levar a vida, é sobre fazer a diferença.

*Adaptado do texto de Lolly Dskal, CEO da Lead From Within, publicado no site Inc.com

LEIA TAMBÉM: Como aproveitar suas férias para se desenvolver profissionalmente?

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.