Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

O que você precisa saber para ter uma equipe de sucesso

1 de junho de 2017

Compartilhe esta notícia:

Boas equipes conseguem alcançar seus objetivos e manter o alto desempenho dentro as empresas, mesmo enfrentando diversos obstáculos no dia a dia. Nesses grupos, é possível observar características e atributos específicos, além de propósitos muito claros. A confiança entre os indivíduos e a coletividade de pensamentos faz com que o sucesso venha a curto prazo.

A ideia de ter uma equipe de sucesso é benéfica tanto para a empresa quanto para os seus colaboradores. Um ambiente agradável, onde todos podem opinar e propor novas ideias, gera uma atmosfera produtiva e enriquecedora.

Listamos algumas características que as equipes de sucesso possuem e que você pode implementar entre os seus colaboradores. Boa leitura!

Responsabilidades bem distribuídas

Nas equipes organizadas, cada um conhece as suas responsabilidades e tem consciência de onde termina o seu trabalho e começa o do colega, evitando assim a perda de tempo com discussões sobre o trabalho alheio.

Saber o que cada um deve fazer é fundamental. Deixar a equipe perdida nas atribuições pode dificultar o desempenho, pois, dessa forma, os profissionais devem duplicar os esforços para atingir os resultados. Além de fazer com que o clima organizacional fique propenso a discussões sobre o que deveria ser feito e não foi.

Metas claras e objetivas

As metas, além de significativas e alinhadas para todos os membros da equipe, devem ser claras e concisas. Todos devem ter a mesma compreensão dos resultados que desejam obter para a equipe. Uma equipe que não possui objetivos, ou até possui, mas eles são conflitantes e confusos para alguns membros, pode encontrar grandes dificuldades na hora de colocar em prática o trabalho. Para ter certeza se determinada meta está clara para todos os profissionais é simples: se todos estão entusiasmados em realizá-las, a meta é significativa.

Confiança

Esse é um dos principais pilares para o bom desempenho de uma equipe. Se há confiança, o trabalho fica muito mais agradável de realizar. Sabemos que conflitos sempre irão surgir, é inevitável, entretanto a diferença nas equipes que se sobressaem é que quando surge algum tipo de problema, rapidamente medidas são tomadas para resolver o mal-entendido.

Não há perda de tempo

Os processos são simples e eficientes. Boas equipes possuem a comunicação formal e informal eficazes, todos da equipe possuem conhecimento de como e por quem as decisões importantes são tomadas. Isso facilita os processos para a obtenção de resultados, pois não há perda de tempo com mal entendidos ou improvisações.  Em locais onde a comunicação é deficiente e as decisões parecem ser tomadas de forma arbitrária pelos chefes, o desempenho da equipe certamente é prejudicado.

 

LEIA TAMBÉM: 

As 5 posturas dos grandes líderes

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.