Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Os 6 erros mais comuns nos currículos

19 de junho de 2015

Compartilhe esta notícia:

Venda-sua-experiência-na-entrevista-20130514-184824O currículo profissional, na maioria das vezes, é o primeiro contato que o recrutador ou a empresa tem com o candidato durante um processo seletivo, por isso é importante passar uma boa impressão. Um pequeno deslize pode eliminar o candidato então, todo cuidado é pouco. A AVM Faculdade Integrada listou os 6 erros mais comuns encontrados nos currículos e que podem acabar com esperança da vaga desejada. Confira!

  • Erros de ortografia e gramática

Qualquer tipo de erro de português é intolerável pelos recrutadores, dificilmente currículos com erros são aceitos, por isso para evitar os deslizes é importante sempre revisar o documento. Caso tenha dúvida em relação à grafia de alguma palavra pesquise antes de usá-la ou peça ajuda de alguém que possa auxiliá-lo.

  • Falta de dados pessoais

Informações desatualizadas ou até mesmo a falta delas, pode dificultar o processo na hora da empresa entrar em contato com o candidato, por isso sempre mantenha atualizado seus dados como e-mail, telefone, endereço.

  • Mentir sobre domínio de idioma

É primordial que o candidato seja honesto com todas as informações que constam no currículo, omitir dados ou até mesmo mentir sobre potencialidades é definitivamente um ‘’tiro no pé’’. Todos os conhecimentos de idioma ou de outras funções serão testadas e exigidas do profissional tanto na entrevista como no dia-a-dia de trabalho.  Sendo assim para evitar constrangimentos e situações desagradáveis para ambos os lados, seja honesto.

  • Formato fora do padrão

Fuja de formatações muito ‘’chamativas’’, letras coloridas e afins. Um texto limpo e claro é o ideal. Utilize papel branco, A4 e tipologias como “Times New Roman”, “Arial” ou “Courier”, preferencialmente. Deixe para mostrar sua criatividade na entrevista.

  • Usar linguagem inadequada

O currículo deve ser redigido de maneira formal e impessoal, já que ele nada mais é do que uma comunicação profissional. Procure evitar o uso de pronomes pessoais nas frases.

  • Excesso de informações

Assim como é prejudicial à falta de algumas informações, o excesso delas é tão ruim quanto. Inserir números de documentos como CPF, RG, CEP além de ser desnecessário, acaba tornando seu currículo demasiadamente longo.

Currículos com duas ou mais páginas dificilmente serão lidos pelos recrutadores. Procure ser sucinto e descrever apenas o que realmente interessa para ganhar a atenção do recrutador.

Outro fator importante é na hora de enviar seu currículo por e-mail. Muitos candidatos acabam esquecendo de colocar o texto introdutório, o que é um erro. Nesse momento o candidato deve ser sucinto e explicar o seu interesse na vaga em questão. Jamais envie seu currículo sem ele.

 

Agora que você já sabe o que não colocar no seu currículo, saiba como preparar um bom currículo  para o mercado.E lembre-se! Valorize seu currículo. Faça um curso de Pós-Graduação a Distância da AVM Faculdade Integrada.

Veja também: A importância de dominar o português para o seu sucesso profissional

 

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.