Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Os 6 maiores benefícios de ser um empreendedor

30 de junho de 2017

Compartilhe esta notícia:

Existem muitos caminhos para uma carreira de sucesso. Pode ser a ascensão numa grande empresa, a conquista de um cargo público de alto escalão, o reconhecimento como referência técnica em alguma área, as condecorações acadêmicas, enfim, os exemplos são os mais diversos. Entretanto figuram como os mais reconhecidos os empreendedores que construíram grandes negócios. E muitos brasileiros acreditam no potencial de suas ideias. De acordo com a pesquisa “Global Entrepreneurship Monitor (GEM)”, patrocinada pelo Sebrae no Brasil, em 2015, 52 milhões de brasileiros com idade entre 18 e 64 anos estavam envolvidos na criação ou na manutenção de algum negócio, na condição de empreendedor em estágio inicial ou estabelecido.

Acontece que o desafio de empreender ainda parece assustador para muita gente. De fato, há uma série de riscos que devem ser considerados, sobretudo em tempos de economia instável. Mas será que as existem mesmo tantas barreiras? E se existem, seriam elas intransponíveis? Será mesmo impossível para você ser o próximo case de sucesso empresarial? Talvez a frase de Walter Elias Disney, ele mesmo, o co-fundador da “The Walt Disney Company”, defina bem esse paradigma: “Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor. ”

É claro que ter apenas vontade e coragem sem ter planejamento, preparo e determinação pode acabar sendo apenas um delírio. Seja qual for o negócio dos seus sonhos, você deve, primeiro, se qualificar, avaliar sua viabilidade e se planejar para conquistá-lo. Então, se você tem dúvidas quanto ao seu caminho para o sucesso profissional, trazemos hoje algumas vantagens de ser um empreendedor que podem ser levadas em conta em sua decisão. Confira!

  1. Você tem a chance de fazer o que gosta.

Esse aspecto não está em primeiro ao acaso. Talvez seja o mais importante. Fazer o que gosta é importante tanto para sua qualidade de vida quanto para o seu sucesso profissional. Afinal sair da cama motivado a cada manhã faz toda a diferença. A maioria das pessoas que você conhece provavelmente trabalha das 9h às 18h. E é provável que eles olhem para o relógio pelo menos duas vezes por hora. Por quê? Simples: eles não amam o que fazem (pelo menos não inteiramente). Se o seu coração não está totalmente comprometido com o seu emprego, você está desperdiçando seu tempo. E como diz o ditado, tempo é dinheiro. Além disso, uma grande parte do seu dia é investida no trabalho. Você não acha que esse período deveria ser mais feliz?

Vamos encarar: um dos aspectos mais atraentes de ser empreendedor é a flexibilidade. Ser amarrado a apenas uma área o impede de cumprir todas as suas habilidades. Os empreendedores carregam uma agenda carregada. E quando precisamos cumprir uma agenda repleta de tarefas a flexibilidade pode ajudar muito! Com ela você é capaz de fazer ajustes diante de imprevistos.

  1. Você é seu próprio chefe.

Quando você é um empreendedor, você define as regras. No entanto, você precisa estabelecer algum tipo de disciplina para saber o quão bem você pode trabalhar sozinho. Ser um empreendedor, em muitos aspectos, se assemelha à educação a distância (EAD): você tem toda liberdade, mas precisa saber usar ela a seu favor. E para isso é fundamental ter disciplina, independência e foco.

  1. Você cria seu futuro.

Vivemos em um mundo de incerteza. Como empreendedor, você tem uma visão: independentemente do que aconteça, você sempre estará trabalhando para fazer o seu sonho acontecer. E não saber o que vai acontecer pode ser encarado de duas formas: como um problema ou como parte da diversão. Empreendedorismo é também uma jornada guiada pelo instinto. Se você confia na viabilidade do seu projeto, então deve fazer tudo ao seu alcance para torná-lo uma realidade. “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”.

  1. Férias eternas.

Como dito no primeiro item, quem faz o que gosta faz toda a diferença para a qualidade dos seus dias. No segundo item, lembramos que a liberdade é uma constante na vida do empreendedor. Se você é livre para ser você mesmo, vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana, você não sentirá vontade de se divertir na forma de férias. Os empresários não odeiam as segundas. Um empresário não espera o fim de semana. Ele não olha para o relógio a cada duas horas (ok, talvez sim, mas não por esperar o fim do expediente). Quando você sabe gerenciar seu tempo a e segue suas próprias regras, o trabalho se torna mais prazeroso e, melhor, eficaz.

  1. Você se torna um líder.

Um empresário é visto aos olhos de muitos como uma figura que define tendências e inova por conta própria. Estas são apenas duas das qualidades que separam um líder de um seguidor. Os líderes assumem riscos e fazem acontecer. Um seguidor simplesmente segue o fluxo. Um líder escolhe as perguntas e o seguidor procura as respostas. Ser um líder pode ser um grande desafio. Mas a emoção de estar no banco do motorista na estrada da vida pode servir com a maior motivação para as conquistas.

VEJA TAMBÉM: Cinco tipos de empreendedorismo mais comuns no Brasil

 

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.