Os benefícios do esporte para a sua educação

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Os benefícios do esporte para a sua educação

10 de outubro de 2018

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As desculpas são muitas. Poucas são as pessoas que encaram o esporte, a atividade física em si, como mais um compromisso no seu dia a dia. Geralmente, mesmo quem o inclui em suas atividades, o retira no primeiro contratempo ou compromisso que surja, nunca se permitindo construir um hábito.

Mas, por que é tão importante que você mude essa perspectiva? O que nós podemos aprender com os atletas, por exemplo? Bom, para responder essas e outras perguntas, preparamos para você este artigo com lições que você irá aprender após fazer a prática esporte um hábito.

Vamos lá!

 

Você vai aprender se superar todos os dias 

A prática de esportes e atividades físicas gerais deve fazer com que você desafie o seu corpo diariamente. Você conhecerá os seus limites e poderá se surpreender com eles. Isso, naturalmente, irá refletir em todo o resto da sua vida.

Conhecer o próprio corpo é assumir o controle de que tipo de resposta você quer que ele dê. Inspire-se em um corredor, por exemplo. Ele começa correndo 5 km, até que consiga ir aumentando aos poucos, logo corre 10 km, 15 km e, se for o seu objetivo, conclui uma maratona de 42 km.

A única diferença dessa pessoa para você é que ela traçou uma meta e percorreu todo o caminho necessário para cumpri-la. Talvez ela não se imaginasse correndo 42 km, talvez ela dissesse não ter condicionamento físico para isso. Mas, quando os argumentos acabam e a atitude vence é que os resultados começam a aparecer.

 

Aprenda ter mais disposição e satisfação consigo 

O exercício cansa o corpo durante a sua realização, mas o efeito nas horas restantes é inverso: sobra disposição! No momento da atividade física, o cérebro libera endorfina, hormônio responsável por diminuir o estresse, deixando você mais relaxado e atento e, também, menos ansioso.

A sensação de prazer e satisfação vem daquela sensação de dever cumprido e de domínio do próprio corpo e mente. A sua autoestima se eleva, independente de resultados estéticos, pelo simples fato de que você se sente em dia consigo mesmo, cuidando de si e da sua saúde física e mental.

 

Você terá mais disciplina

Uma vez que você consiga cumprir com os seus objetivos diários, você perceberá que toda a sua agenda de compromissos se alinhará. Geralmente, quando uma coisa desanda do nosso planejamento, todo o resto vai de carona. Você estabelece uma rotina, hábitos certos, de modo que o seu corpo já estará programado para tudo o que ele tem que produzir no dia.

Uma boa dica é que para toda construção de um hábito, você se dedique a ele por 21 dias sem interrupção. Este é o tempo para o seu corpo se adaptar e começar a reconhecer aquele novo horário de acordar, comer, praticar exercícios etc.

 

Você perceberá a sua memória mais afiada

Praticar esportes favorece o bombeamento de sangue para o cérebro e outras partes do corpo, além de estimular a criação de novas sinapses (conexões entre os neurônios) e aumentar a capacidade de comunicação entre as células nervosas.

Tudo isso deixa o raciocínio mais rápido e melhora a memória, prevenindo contra doenças como Alzheimer e outras demências. O estado “atento” citado acima contribui muito para este processo, uma vez que o praticante se permite viver o presente e, por isso, está com a cabeça muito mais aberta para novas informações.

 

Você sentirá vontade de comer melhor

A onda “saudável” não é tão difícil de se viver, como imagina. Ter como hábito a prática de algum esporte/atividade física fará você sentir fome mais vezes durante o dia (o que é excelente e significa que o seu metabolismo está acelerado) e fará você ter vontade por comidas nutritivas que vão te proporcionar o bem-estar no pós exercício.

O seu corpo vai pedir por alimentos leves e que deem saciedade ao mesmo tempo. O seu intestino funcionará melhor e tudo isso irá refletir muito na sua disposição.

 

Você terá uma noite de sono melhor

A prática diária de, pelo menos, 30 minutos de atividade física faz você dormir melhor e com mais facilidade. Sabemos que noites mal dormidas podem levar a problemas como cansaço durante o dia, redução da memória e até depressão. Os especialistas associam a endorfina como a responsável pelas boas noites de sono.

A atividade física proporciona um sono mais profundo, deixando o corpo mais descansado e com mais disposição para o dia seguinte.

Atenção: o ideal é realizar os exercícios no mínimo quatro horas antes de dormir, pois a elevação da temperatura corporal pode dificultar o sono.

 

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