Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Os desafios da qualificação que a educação a distância ajuda você a superar

16 de junho de 2017

Compartilhe esta notícia:

Muitos profissionais resistem à ideia de voltar aos estudos por julgarem não estarem mais dispostos à rotina acadêmica, sobretudo diante das responsabilidades impostas pela vida profissional e familiar, que é diferente da rotina dos tempos de faculdade. Acontece que atualmente, possuir apenas a graduação é pouco para o competitivo mercado de trabalho. Mas como encarar os compromissos acadêmicos e financeiros de uma pós-graduação e estar apto às melhores oportunidades profissionais?

Talvez esse dilema não seja tão complexo quanto você imagina. Desafios modernos exigem soluções modernas e sim, hoje em dia você pode obter sua especialização, estudando no seu tempo livre, pagando bem menos e sem abrir mão da qualidade. Como? Utilizando os recursos das plataformas de ensino online.

Veja a seguir as três razões básicas pelas quais a educação a distância (EAD) pode ajudar você a progredir na carreira:

Os cursos a distância oferecem flexibilidade para que seu aprendizado se adeque à sua rotina. Você pode se programar para estudar nos seus momentos livres, pois as plataformas mais modernas de aprendizagem disponibilizam o conteúdo para você acessar a qualquer hora, de onde você estiver. Não há os contratempos comuns aos cursos presenciais como se deslocar para estar em sala de aula com hora marcada. O ensino a distância vai até você, onde e quando for mais conveniente.  Para quem tem uma rotina de trabalho e família, essa flexibilidade faz toda a diferença.

É muito comum que um dos maiores impeditivos para conquistar a especialização sejam os custos elevados de um curso de um curso de pós-graduação. Esse não costuma ser um problema para os alunos de plataformas de educação a distância. Por não terem que manter instalações físicas, os custos de escolas online são bem menores e essa vantagem é repassada aos alunos que pagam até três vezes menos para estudar. E se você pensa que a qualidade é menor, está totalmente enganado. As plataformas de ensino online dispõem de uma série de recursos multimídia que facilitam e aceleram o aprendizado do aluno. Além disso, os requisitos impostos pelo MEC para que uma escola esteja apta a oferecer cursos de pós-graduação a distância são exatamente os mesmos. Tanto que os certificados não fazem distinção entre cursos presenciais ou a distância, ou seja, não há diferença.

Outro aspecto que desanima alguns profissionais a voltar a estudar é a ideia de frequentar uma escola presencial onde os demais estudantes são bem mais jovens. Os cursos a distância neutralizam esse sentimento, pois muitos dos alunos de cursos online são profissionais que já atuam no mercado de trabalho, até por precisarem da flexibilidade que essa modalidade de ensino proporciona. Na verdade, os profissionais mais experientes são maioria nos cursos a distância. Além disso, a interação com outros alunos se dá por fóruns de discussão via internet, o que dispensa a convivência presencial. E a idade de cada um realmente não é algo que seja natada ou discutida nesses fóruns.

Para quem acha que os cursos a distância sofrem preconceito no mercado de trabalho, vale ressaltar que os recrutadores de grandes empresas cada vez mais veem com bons olhos os estudantes que obtiveram suas especializações online. Além de demonstrar abertura a novas soluções, uma característica muito valorizada atualmente, os profissionais que se especializaram por meio da modalidade EAD reúnem uma série de outros atributos: autossuficiência, autonomia, motivação, disciplina e senso de responsabilidade são apenas alguns deles. Nesse sentido, cursos online fazem mais que simplesmente oferecer conteúdo e um certificado. Eles ajudam o profissional a se tornar mais preparado e independente diante de novos desafios. E isso é exatamente o que as melhores oportunidades de trabalho esperam de você!

“Trocando em miúdos”: os cursos EAD decorrem de casa, e os adultos podem retomar ou manter suas vidas enquanto reinventam seus futuros por meio de uma nova especialização.

VEJA TAMBÉM: O certificado de Pós-Graduação a Distância tem a mesma validade do presencial?

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.