Otimize seu tempo com a leitura

Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Otimize seu tempo com a leitura

23 de abril de 2018

Compartilhe esta notícia:

Ao longo de todo o curso de graduação ou de especialização, naturalmente os estudantes serão orientados a uma vasta lista de livros, sejam eles como item obrigatório de determinada disciplina ou como uma sugestão do professor. Contudo, conquistar o diploma sem passar pela leitura é quase improvável.

Antes de tudo, faz-se necessário entender que o dever de ler não é uma atividade sem técnica ou sem finalidade. A leitura tem de ser vista como uma prática enriquecedora e prazerosa, independentemente qual seja seu fim, para trabalhos acadêmicos ou para o lazer. Ela deve ser dinâmica e com uso de estratégias de compreensão do conteúdo.

Os benefícios da leitura podem ser surpreendentes, no entanto, a vontade de ler tem de ser uma iniciativa individual. Para aqueles que buscam se tornar leitores ainda melhores, existem alguns métodos para otimizar a compreensão, dentre eles, o plano de leitura.

Caso esse seja o seu caso, confira o post de hoje para conseguir excelentes resultados na leitura.

 

Dicas para ler mais rápido:

  • Use os olhos para uma leitura dinâmica;
  • Faça mais exercícios para que o seu cérebro tenha mais oxigênio;
  • Assimile capítulos com trechos;
  • Faça um grupo de leitura;

 

Use o tempo ao seu favor

Ao invés de ficar se martirizando porque precisa se dedicar à leitura por uma hora, tente fracionar o tempo para que o momento de leitura não seja tão massivo. Use aqueles minutinhos enquanto espera na fila do banco ou enquanto está no transporte se deslocando de casa para o trabalho, etc.

A velocidade média para leitura de um conteúdo de 300 páginas seria 35 horas semanais, isto é, considerando que o leitor faz a leitura de uma página em um minuto.  Então, mãos à obra!

 

Acelere o tempo de leitura

É imprescindível desenvolver o hábito da leitura, é a primeira decisão para acelerar o seu tempo de compreensão literária.

Por acaso isso não seja possível, use os períodos de intervalo entre uma atividade e outra. Use um calendário e faça as marcações de forma criteriosa para não atrasar na leitura determinada para aquele dia.

 

Seja seletivo

Tente ser seletivo nas escolhas das obras e suas prioridades, pois elas podem depender para desenvolver alguma atividade na disciplina do seu curso. Portanto, dedique-se mais às essas obras.

Em casos de leitura por lazer, tente dar uma pausa por um curto momento para que seja cumprido o cronograma acadêmico, dessa forma você não será prejudicado.

 

Faça um cronograma de leitura

Nada de ficar só em resumos. A dica aqui é: leia os livros de fato! Com um propósito previamente definido, a tarefa não fica tão árdua. Por isso, estabeleça um foco e tente atingir a sua meta.

Por exemplo, você tem de ler 12 livros por semestre, se organize para ler um para cada mês, pelo menos. Para tal, crie prazos para lê-los e se organize para que inserir a leitura de cada um deles na sua rotina diária, reservando pelo menos uma hora por dia.

 

Então, gostou do nosso artigo de hoje? Que tal compartilhar com seus amigos e desperte agora o interesse na leitura.

 

Leia também: Saiba como desenvolver seu hábito de leitura

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.