Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Pedagogo: saiba outros campos de atuação da profissão

23 de maio de 2018

Compartilhe esta notícia:

Graduados em Pedagogia enfrentam vários desafios na carreira, isso porque o cenário da educação no Brasil não é nada favorável. Outro grande fator que impacta ainda mais é a remuneração baixa que o mercado oferece. Novos segmentos surgem como opção para o pedagogo.

O curso de graduação é o mais procurado, de acordo com pesquisas do Sistema de Seleção Unifica – SISU. No entanto, as opções de atuação na carreira não devem ser limitadas apenas ao sistema de ensino básico, ou seja, existem alguns campos de trabalho para o profissional dessa área.

Para te ajudar a desvendar esse caminho, preparamos esse artigo para instruir quais são as outras realidades dentro da profissão. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas, vamos lá!

 

Contextualização da carreira

Podemos começar contextualizando a carreira em Pedagogia. De modo geral, quem atua nesse segmento deve estar ciente de que vai trabalhar com o desenvolvimento e a alfabetização de crianças.

Como mencionado acima, a carreira não se restringe só em dar aulas, o pedagogo deve ter interesse na área de humanas e estar ligado nas novas tendências da educação.

 

Como chegar lá

Agora que você já sabe que o pedagogo pode atuar em outras áreas, deve estar se perguntado o que deve ser feito para isso, certo? Bom, para que o profissional graduado em pedagogia desbrave novos horizontes na carreira, primeiro, ele tem de estar disposto a investir tempo e verba em sua qualificação.

Já que sem uma especialização na área em que deseja, certamente, o profissional continuará estagnado e não sairá do lugar.

Portanto, identifique o perfil de profissional que você possui e em qual segmento da pedagogia tem maior interesse em trabalhar.  Após definir isso, prepare-se para fazer uma pós-graduação.

Somente por meio de uma qualificação que você estará corretamente habilitado para, enfim, começar a trabalhar em novos segmentos.

 

Campos de atuação do Pedagogo

Ampliando os horizontes dentro da profissão, o pedagogo pode atuar em alguns outros modelos da carreira, em outras palavras: pensar fora da caixinha. Como:

  • Coordenação e treinamento em instituições privadas;
  • Professor de cursos na modalidade EAD;
  • Editoras;
  • Escolas de idiomas;
  • Hospitais, bibliotecas, museus;
  • ONGs;
  • Órgãos do governo ligados à educação.

 

Pós-Graduação em Pedagogia

Na Faculdade Unyleya, são cinco opções de Pós-Graduação para que você acelerar a sua carreira e começar a trabalhar em novos segmentos e, consequentemente, ter melhore rendimentos. São eles:

 

  • Neuropsicopedagogia Clínica

O curso visa ampliar a compreensão de concepções acerca da Neuropsicopedagogia Clínica e refletir sobre as respectivas implicações para o exercício das tarefas relacionadas aos acontecimentos cotidianos.

Além do mais, desenvolverá o profissional para analisar os fundamentos da Neuropsicopedagogia Clínica refletindo sobre o contexto contemporâneo que os consolidaram, relacionando-os às novas necessidades, entre outros.

 

  • Pedagogia do Esporte

Tem como objetivo preparar os profissionais dessa área de conhecimento, oportunizando análises críticas sobre as diferentes situações de aprendizagem de práticas esportivas nos mais diversos ambientes

Tratar do processo ensino-aprendizagem contextualizado na prática das modalidades esportivas, a partir de estudos pautados em teorias da Pedagogia do Esporte e muito mais.

 

  • Pedagogia Hospitalar

A Pós-Graduação em Pedagogia Hospitalar tem como finalidade promover a especialização de profissionais que desejam atuar em diversos espaços educativos, nas esferas pública e privada, de acordo com as tendências atuais da educação, a fim de capacitá-los teórica e praticamente como mediadores da aprendizagem.

 

  • Psicopedagogia

Capacitar profissionais de nível superior, com formação preferencial em Psicologia, Pedagogia e Fonoaudiologia, para atuar no campo teórico/prático da Psicopedagogia, por meio de uma formação interdisciplinar, reflexão crítica e participação na produção, sistematização e divulgação do saber psicopedagógico.

 

  • Psicopedagogia Clínica e Institucional

Favorecer a formação crítica e criativa do aluno pós-graduando, destacando seu papel profissional como psicopedagogo. A Psicopedagogia Clínica e Institucional é voltada para atividades de pesquisa, psicopedagogias apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo.

 

Leia também:  Conheça as 7 principais especializações em pedagogia no mercado

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.