Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Pesquisa aponta as dez carreiras com maior expansão de vagas no Brasil

9 de julho de 2013

Compartilhe esta notícia:

Pesquisa aponta as dez carreiras com maior expansão de vagas no BrasilDe acordo com a pesquisa Radar – Tecnologia, Produção e Comércio Exterior, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), entre janeiro de 2009 e dezembro de 2012, foram criados 304.317 postos de trabalho de jornada integral para profissionais de nível superior no Brasil.

A pesquisa aponta que a carreira de analista de Tecnologia da Informação foi a que registrou maior expansão no período, com a criação de 49.535 vagas. O estudo revela ainda que cinco áreas correspondem a mais de 40% dos postos de trabalho de nível superior criados no país. Na prática, a cada cem novos empregos, 40 eram destinados aos analistas de TI, enfermeiros, profissionais de relações públicas e publicitários, secretários executivos e farmacêuticos.

Os estados que mais criaram vagas para esses cinco profissionais foram São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O Rio de Janeiro lidera o grupo em número de ofertas, ficando abaixo somente nas oportunidades para secretários executivos.

De acordo com o Ipea, os profissionais de TI são requisitados principalmente nos estados da região Sul e em São Paulo. Já os enfermeiros têm mais oportunidades no Acre, Bahia, Espírito Santo, Sergipe e Tocantins.

As informações foram extraídas do banco de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

Confira o ranking completo das profissões:

1º Analista de TI – Entre janeiro de 2009 e dezembro de 2012 foram criados 49.535 .

2º Enfermagem – Nove em cada cem novos postos de jornada integral apareceram nesse setor, totalizando 27.282 novos empregos.

3º Relações públicas, publicidade, mercado e negócios – Juntas, as carreiras somaram 20.853 novos postos de trabalho.

4º Secretariado Executivo – Foram criadas 14.017 vagas na área. Proporcionalmente ao número de habitantes, os estados que mais empregaram foram Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Roraima.

5º Farmácia – Farmacêuticos preencheram 13.897 novos postos de trabalho no país. As maiores concentrações relativas foram verificadas nos estados de Amazonas, Acre, Rondônia e Piauí.

6º Administração –  Ocuparam 11.469 novos postos de trabalho.

7º Engenharia Civil – A área ocupou 11.371 novos postos de trabalho entre janeiro de 2009 e dezembro de 2012.

8º Recursos humanos – No período analisado foram 8.536 vagas.

9º Direito – Os profissionais com carreiras jurídicas preencheram 8.414 vagas.

10º Magistério – Outros 7.672 novos postos de trabalho para profissionais de nível superior foram destinados a professores do ensino fundamental, especificamente os que lecionam de 1ª a 4ª série (2º ao 5º ano).

Conheça os cursos de Pós-Graduação a Distância oferecidos pelo wPós. Oferecemos cursos nas áreas com maior expansão de vagas. São cursos de Tecnologia da Informação, Enfermagem, Comunicação Social, Secretariado Executivo, Farmácia, Administração, Engenharia, Recursos Humanos, Direito e Educação e Magistério. Confira!

Fonte: Veja

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.