Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Pesquisa revela que Pós-graduação e Inglês refletem em melhores salários

26 de novembro de 2015

Compartilhe esta notícia:

Ter uma pós-graduação no currículo influencia diretamente no salário do profissional – Desde cargos operacionais até os de direção e gerência. É o que afirma uma pesquisa divulgada pela Catho, agência de emprego e recrutamento online.

[tweetable alt=””]O diploma de especialização pode significar um aumento de 22% no salário para cargos de diretoria. [/tweetable]Para os gerentes que possuem MBA como pós-graduação, o aumento salarial é de quase R$ 3.000 e para os funcionários de nível pleno ou sênior, a pós em MBA significa R$ 2.000 a mais no final do mês.

Segundo a pesquisa, outro fator que contribui para o aumento salarial é a fluência em outro idioma, principalmente o inglês. No caso de profissionais de nível júnior, pleno ou sênior o conhecimento do idioma aumenta em até 20% a remuneração. Já para os profissionais que ocupam cargos de gerência, o aumento é de 40%.

Especializar-se e investir constantemente em novos conhecimentos são fatores básicos para desenvolver a carreira e conquistar melhores posições no mercado. Além de focar em sua área de atuação, o profissional que aposta em uma pós-graduação troca conhecimentos, experiências e informações com os colegas, fortalecendo seu networking. O que hoje é indispensável para qualquer profissional e visto com bons olhos pelas empresas.

Hora certa de iniciar uma especialização

Infelizmente não existe resposta definitiva para essa dúvida, já que cada profissional possui objetivos de carreira distintos. Entretanto, é possível organizar os planos de carreira por meio de um parâmetro simples: ciclos de amadurecimento.

De três a cinco anos após concluir a graduação, é hora de pensar em cursos de especialização para reciclar os conhecimentos e aprimorar as habilidades técnicas da profissão. Geralmente o recomendável é cursar especializações que são mais simples e próximas da sua formação principal do que partir para uma área totalmente diferente da sua graduação.

A partir do sexto até o décimo ano de formado, já é importante pensar em cursos mais robustos como o mestrado ou um MBA, por exemplo. Pois é mais provável que o profissional tenha tido alguma experiência com a liderança.

É claro que existem as exceções: Para os profissionais que desejam partir para o meio acadêmico, o ideal é aproveitar o embalo dos estudos na faculdade e iniciar a especialização em seguida. Outra exceção é a dos jovens que desde muito cedo já atuam em empresas familiares e adquirem alguma experiência com administração. Para esses, não é necessário esperar tanto tempo para estudar o assunto com mais profundidade em um MBA.

Veja também: As vantagens de cursar uma pós-graduação

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.