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Plano de carreira para um gestor de sucesso

22 de fevereiro de 2018

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Se você deseja alcançar um cargo de liderança deve se perguntar qual é o melhor caminho para se chegar lá.

O principal para se começar, e desde já, é desenvolver o seu espírito de liderança. Mesmo que você já identifique este espírito em você, é importante sistematizá-lo. Caso ainda não tenha, arregace as mangas que há muito trabalho pela frente!

Como desenvolver o espírito de liderança?

  1. Lidere a si mesmo

E que item importante. Como você espera inspirar e engajar outras pessoas se você não consegue fazer isso consigo? Para liderar terceiros você precisa primeiro tomar o controle sobre a própria vida. Identificar os próprios pontos fortes e fracos e trabalhar em cima deles. Determinar metas e segui-las. Desafiar-se diariamente. É difícil, mas é possível.

  1. Desperte-se para o conhecimento

Você nunca será um bom líder julgando-se “saber demais”. Um bom líder está sempre atento a novos conhecimentos e saberes. Está sempre antenado nas tendências e ouvindo novas perspectivas. E, claro, está sempre buscando por novas qualificações, pela participação em cursos e congressos e pelo desenvolvimento de vínculos com pessoas referência da área.

  1. Repasse o conhecimento

E além de atento a novos saberes, um bom líder compartilha tudo o que sabe. Um bom líder acredita que compartilhando conhecimento se multiplica talentos. E assim ele é respeitado, não pelo cargo, mas pela sabedoria, humildade e por toda expertise que ele comprova diariamente possuir.

  1. Reconheça o melhor das pessoas

É essencial que você desenvolva a sensibilidade para conseguir retirar o melhor do potencial de cada um à sua volta. Isso não se restringe ao trabalho. Treine este olhar para todos os relacionamentos, profissionais ou pessoais. Para ter bons resultados, você precisará extrair o melhor da sua equipe se um dia alcançar o tão sonhado cargo de gestor.

Uma vez que você desenvolva todos os pontos acima, você deve pensar detalhadamente sobre a sua carreira. Quais as suas chances de crescimento? Gostaria de crescer na empresa que já trabalha atualmente? O que é necessário para determinada vaga?

Muitas pessoas possuem sonhos sem traçar os meios para realizá-los. Certos cargos de liderança, por exemplo, só se tornam possíveis para profissionais pós-graduados ou com outras qualificações bem específicas. Você deve saber exatamente do que precisa.

Algumas empresas, por sua vez, não oferecem qualquer suporte para um plano de carreira promissor. Neste caso, seria bom o profissional ficar atento às vagas abertas em outras organizações e tentar uma recolocação no mercado, visando sempre o crescimento na carreira.

Se você já consegue identificar o local em que deseja crescer, então dedique-se aos seguintes diferenciais (sem esquecer dos demais que já citamos acima).

Um líder na prática

  1. Conheça a organização

Muito. O máximo que puder. Seja curioso(a). Vá atrás das informações. Conheça os departamentos e, principalmente, os funcionários de cada setor. Atenção: não é para ser invasivo(a) ou inconveniente, ok? De forma natural, cumprimente as pessoas que cruzarem por você. Abra-se para o diálogo e faça perguntas sempre que possível. E, por conta própria, claro, pesquise tudo o que puder sobre a organização.

  1. Conheça a equipe

O mesmo vale para a equipe que você deseja, quem sabe um dia, liderar. Conheça muito bem cada membro, seja amigo(a) e sempre solícito(a). Neste momento você já deve saber reconhecer o melhor e o potencial de cada um e instintivamente conseguir despertar ainda mais os potenciais e reduzir os danos dos pontos fracos, em tom de parceria de equipe.

  1. Comunique-se bem

Ser comunicativo é o básico para quem se propõe a conhecer a organização, seus funcionários e sua equipe, mas vale destacar. Saber se comunicar é uma raridade hoje em dia. Saber se expressar, expressar suas opiniões com clareza ao mesmo tempo em que saber ouvir os contrapontos de forma saudável e crítica. Antecipar-se nos comunicados para que não haja mal ditos e angústias. Fazer com que todos se envolvam em um mesmo fim através da boa comunicação.

Aplique estes cuidados na sua vida pessoal e profissional, tornando-os natural à sua personalidade. Seja estratégico(a) e busque as devidas qualificações. Você será um gestor, uma gestora de sucesso 😉

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