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Por que e como fazer networking.

23 de março de 2016

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aperto-mc3a3o1Vivemos em sociedade, com pessoas diferentes, pensamentos diferentes, o que pode ser enriquecedor do ponto de vista cognitivo. Aprender com novas experiências e com as relações interpessoais é inevitável. A cada dia temos de lidar com novas experiências e saber reagir a elas.

No mundo corporativo não é diferente. Interagimos com pessoas de posturas e atitudes diversas diante de cada contexto. E o mais inteligente a se fazer diante disso, é aprender com cada situação, além de fazer conexões que poderão trazer benefícios a todos os envolvidos. É o que chamamos de networking.

A importância de formar uma boa rede de contatos é ponto pacífico entre todos os que circulam no mundo corporativo. O relacionamento interpessoal no mercado de trabalho é um diferencial para a ascensão profissional. A Faculdade Unyleya traz algumas dicas para você melhorar seu networking.

No entanto há alguns costumes que pertencem à zona de conforto que podem boicotar a ampliação de sua rede de contatos. Você costuma almoçar sempre com as mesmas pessoas? Geralmente são colegas os do seu departamento com quem você tem mais afinidade. O mesmo ocorre em confraternizações e eventos externos da empresa. Os colegas de departamento costumam se reunir em grupos formando o que é chamado de “panelinha”.

Se você pretende ampliar sua rede de contatos, é preciso sair dessa zona de conforto e ser um pouco mais ousado e aberto a interações com pessoas de outros círculos. Uma boa dica é procurar almoçar,pelo menos uma vez na semana, com pessoas que não fazem parte do seu convívio diário. Também tente conhecer novas pessoas em eventos e confraternizações. Outra boa ideia é tentar se envolver em atividades e grupos formados por colaboradores da empresa. Pode ser o futebol, o coral, o grupo de corrida… Procure saber quais atividades são praticadas em sua empresa e participe da qual você tiver mais interesse.

Palestras e workshops também são excelentes oportunidades para fazer novos contatos. Ao final, ou durante o intervalo, procure estabelecer contato com outros expectadores ou mesmo com os palestrantes. Tenha à mão seu cartão para trocá-lo com os novos contatos. São essas pessoas que poderão  ajudar muito no futuro, seja com a troca de experiências, seja com novas oportunidades.

Nas redes sociais, a regra é o bom senso. Deve-se manter uma socialização virtual saudável. É sempre bom evitar discussões de cunho político ou pessoal, pois elas estarão à vista de todos. Use as redes sociais para compartilhar conteúdos construtivos, inteligentes e positivos. Vale também curtir, comentar e compartilhar postagens interessantes de outros contatos. Você estará demonstrando que chancela a opinião dessa pessoa, o que é positivo para sua relação com esse contato.  Lembre-se de parabenizar as pessoas por suas conquistas, por seus aniversários etc. Estabelecer contato com desconhecidos da sua área é uma opção pessoal. Mas em algumas redes como o Linkedin, é interessante fazer contatos com desconhecidos que atuam na mesma área que você, desde que estejam abertos a isso.

Todas essas dicas são válidas se a regra for o bom senso. Ninguém quer se passar por invasivo ou intrometido. Procure sempre ter sensibilidade para apurar se uma abordagem será adequada. Afinal, nem sempre as pessoas estão abertas a novas interações. Lembre-se também que toda relação é uma via de mão dupla. Então, nunca perca a oportunidade de ajudar a um contato. Além de ser gratificante do ponto de vista pessoal, é uma atitude pragmática, pois, no futuro, pode ser você a precisar de ajuda.

Veja também: Descubra os segredos para chegar mais longe usando marketing pessoal

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