Por que fazer um curso de Pós-Graduação?
Fale com um consultor

Por que fazer um curso de Pós-Graduação?

16 de novembro de 2018

Compartilhe esta notícia:

Quando surge a dúvida sobre fazer ou não uma Pós-Graduação, o primeiro aspecto a ser levado em consideração é que num processo seletivo, o candidato Pós-Graduado já tem boa vantagem em relação aos demais.

Com o mercado em crise existem poucas vagas para muitos candidatos e é natural que os recrutadores considerem a Pós-Graduação um diferencial para diminuir o número de candidatos a serem analisados.

Quer saber quais são os outros motivos os quais você deve investir um curso de Pós-Graduação? Acompanhe as dicas que preparamos para você no artigo de hoje. Confira!

 

Quando devo buscar por uma Pós-Graduação?

A busca por uma Pós-Graduação no Brasil costuma ser pouco tempo após a graduação, como um meio para acelerar a ascensão profissional. E entre as razões para essa busca pela qualificação destaca-se o fato de o acesso ao ensino superior ter crescido bastante no Brasil nos últimos 20 anos, sobretudo nas grandes capitais, onde ter somente a graduação já não é suficiente para se destacar no mercado.

No entanto, só ter a pós também já não é um grande diferencial. É preciso buscar uma instituição de ensino renomada para figurar em seu currículo. Por isso, é importante fazer uma pesquisa sobre indicadores e rankings das instituições em vista. Feedbacks de outros profissionais, como recrutadores, também pode dar boas pistas sobre o caminho a ser seguido. Outra boa ideia é pesquisar sobre o corpo docente da instituição.

 

O QUE DEVO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AO ESCOLHER UMA PÓS-GRADUAÇÃO?

 

Também é muito importante saber se a proposta do curso está de acordo com o que você planeja para a sua carreira e se as competências técnicas a serem adquiridas têm demanda no mercado de trabalho, se estão atualizadas e se vão agregar valor ao seu currículo.  Além disso, informe-se sobre a proposta didática do curso.

Os mais modernos costumam adotar um modelo de discussão em “cases”, onde o professor é um facilitador num debate sobre um determinado conteúdo. Nesses casos, o aluno estuda pela plataforma virtual e os encontros presenciais com os professores servem para debate sobre o conteúdo estudado.

 

DEVO CONSIDERAR QUAIS FATORES PARA CONTINUAR INVESTINDO NOS ESTUDOS?

Mas, a decisão de investir na educação continuada envolve também outros fatores: tempo e dinheiro. Antes de assumir a empreitada de se qualificar profissionalmente, é preciso planejar o tempo que você terá disponível para se dedicar aos estudos e a sua capacidade financeira de arcar com os custos de sua Pós-Graduação.

Se você perceber que as aulas da pós não cabem na sua agenda e as mensalidades não cabem no seu bolso, considere a possibilidade de fazer um curso online. Além de serem bem mais em conta que os presenciais, os cursos de Educação a Distância (EAD) possibilitam que você gerencie seu próprio tempo de acordo com a sua conveniência. Tudo sem abrir mão da qualidade.

Tanto que o certificado é exatamente o mesmo, ou seja, não faz distinção se o curso foi feito presencialmente ou a distância. O importante é não deixar essa liberdade virar uma tentação de negligenciar os estudos.

 

COMO SABER SE A INSTITUIÇÃO EAD É CREDENCIADA?

Apenas instituições de ensino superior (IES) que têm o credenciamento para a educação a distância podem oferecer cursos de Pós-Graduação a Distância. Aquelas que têm apenas autorização para cursos presenciais não podem trabalhar com a modalidade EAD. Para verificar a situação da faculdade você pode acessar o sistema eletrônico do MEC, o e-mec. Pela opção “consulta avançada”, é possível analisar, especificamente, os processos de credenciamento EAD das faculdades.

 

VEJA TAMBÉM:  8 motivos para fazer pós-graduação

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.

New Call-to-action

Nosso App

Siga o Wpós nas redes sociais