Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.
O LinkedIn é uma rede social de negócios que tem crescido a cada dia mais no Brasil. Não à toa, a rede possui um comportamento completamente diferente de outras redes sociais e com um objetivo muito claro: gerenciar a sua identidade profissional, te promovendo para todo o mercado de trabalho e fortalecendo o seu networking.
Por isso, se você ainda não está na rede chegou a hora de criar o seu perfil. Veja o que vai ganhar com esta atitude:
Uma presença ativa no LinkedIn demonstra um profissional sobretudo atualizado com as tendências. Além de dar uma cara mais profissional, revelando um perfil curioso e aberto a trocas de conhecimento.
Não dá pra sair escrevendo sobre a sua área de atuação no Facebook, convenhamos que esta rede não é para isso. Mas no LinkedIn é possível expor suas opiniões e compartilhar seus estudos com muita naturalidade. E esta simples ação contínua poderá fazer de você uma autoridade na área diante dos seus seguidores.
Sabemos como é válida a troca de experiências entre profissionais de áreas comuns ou diferentes. No entanto, na prática isso nem sempre é possível e quando se encontra com os colegas não se quer falar sobre trabalho. Mas no LinkedIn o objetivo é justamente esse. Assim como você compartilhará suas experiências, outros profissionais farão o mesmo. E mais: você terá a chance de acompanhar o trabalho das maiores personalidades em qualquer área de negócio.
E isso é ótimo. A rede permite uma inversão de papéis em que, ao invés do candidato ir atrás da vaga, as empresas podem ter autonomia em encontrar seus profissionais desejados e convidá-los para uma entrevista.
E lembre-se: todo conhecido pode ser uma pessoa que irá pensar em você para determinada oportunidade. Sempre atualize o seu perfil profissional e deixe as pessoas saberem exatamente o que você faz.
Como dito acima, no LinkedIn você pode acompanhar o trabalho de amigos como de qualquer outra pessoa que te permita acompanhá-la. De modo geral, profissionais renomados, altamente conhecidos, possuem o seu perfil aberto. Dessa forma, você pode seguir o funcionário daquela empresa em que tanto deseja trabalhar, ou você pode seguir o dono, o diretor daquela empresa. Ou você pode seguir grandes marcas e acompanhar as tendências ou consultores etc. O importante é construir esses relacionamentos com conteúdo de qualidade e que visem o seu crescimento profissional.
E aí, preparado(a) para montar o seu perfil?
Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você