Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Pós-Graduação a Distância X Pós-Graduação Presencial. Quais as vantagens de cada uma?

18 de julho de 2017

Compartilhe esta notícia:

Entre as duas principais modalidades de ensino na educação de nível superior, presencial e a distância, as faculdades EAD têm apresentado um crescimento sem precedentes no Brasil e no mundo.

Os cursos de pós-graduação oferecidos a distância cada vez mais se apresentam como alternativas às especializações presenciais.

Mas qual a real diferença entre essas duas modalidades de pós-graduação? E, mais importante, qual a mais adequada ao seu perfil?

Veja neste post algumas considerações que podem ajudar você a fazer a melhor escolha.

 

Como funciona a modalidade presencial?

A educação presencial congrega alunos e professores em um mesmo local e ao mesmo tempo. Trata-se do ensino convencional, ou seja, aquele que acontece a partir da comunicação direta entre professor e aluno.

O professor exerce o papel de transmissor da informação e o aluno o papel de repetidor dela. Já a educação a distância destaca-se como um modelo didático que visa atender às novas demandas educacionais decorrentes das mudanças na ordem econômica mundial.

 

Como funciona a EAD?

Nessa modalidade alunos e professores encontram-se em locais distintos e não interagem necessariamente ao mesmo tempo comunicando-se por meio de tecnologias de informação e comunicação.

Nesse sentido, nas duas modalidades de ensino, a aprendizagem acontece, mas de formas distintas, já que cada uma apresenta o conteúdo de uma forma ao aluno e este deve adaptar-se para aprender.

 

Como são as avaliações?

Tanto os cursos a distância como os presenciais têm avaliações presenciais, pois o Ministério da Educação (MEC) exige que as avaliações sejam feitas nas instituições mesmo no caso da EAD.

Por isso, se o aluno opta por fazer um curso a distância, deve verificar se existe algum polo de atendimento próximo à sua cidade, pois haverá ao menos uma avaliação presencial (geralmente ao fim do curso).

 

Quais os horários das aulas?

Nesse quesito, as vantagens dos cursos EAD são indiscutíveis, pois o aluno e o professor não precisam se encontrar na mesma hora e local para que as aulas aconteçam.

Na maior parte dos cursos, os conteúdos são transmitidos pela internet.  Isso possibilita ao aluno criar horários flexíveis e compatíveis com sua rotina e disponibilidade.

Já os cursos presenciais, por outro lado, têm horários e locais fixos, normalmente diários, o que obriga o estudante a ter disponibilidade e se deslocar para estar fisicamente presente nas aulas.

 

Como funciona a frequência da aulas?

Na educação a distância, assim como nas instituições mais modernas, o rendimento do aluno é avaliado por meio do que ele produz, no caso, as atividades e os trabalhos entregues virtualmente nas plataformas.

Na educação presencial também leva em consideração a frequência, ou seja, a presença do aluno na sala de aula, como se houvesse um relógio de ponto.

 

Tem diferença no valor do curso EAD?

Nesse ponto, a EAD também se sai melhor, pois os custos podem ser até três vezes menores, se comparados às mensalidades de cursos presenciais.

Isso se dá, pois, a instituição não precisa fazer grandes investimentos em estrutura física para receber os alunos diariamente. Além disso, os estudantes não têm gastos com alimentação e transporte.

 

Como são as aulas EAD?

Nos cursos EAD o aluno usa a internet para interagir com a instituição de ensino e para obter os materiais, quase sempre digitalizados.

Já nos cursos presenciais, o aluno não tem à disposição materiais exclusivos e digitalizados e conta somente com as anotações feitas em sala de aula. Nesse ponto, é importante lembrar que em ambas as modalidades, os alunos devem investir em materiais complementares, como livros especializados sobre os assuntos abordados, para que o aproveitamento do curso seja pleno.

 

Aprendizado

É comum que as pessoas fiquem receosas em relação à qualidade do aprendizado na modalidade a distância. Apesar das vantagens em relação ao tempo, à rotina e à comodidade, algumas pessoas ainda têm preconceitos em relação aos cursos online. Trata-se de pura falta de informação, pois os cursos a distância vêm se destacando por garantir qualidade, muitas vezes até superior aos cursos presenciais. Isso acontece porque as possibilidades didáticas oferecidas nas plataformas de ensino são mais numerosas. Afinal, nos cursos online existem uma série de recursos multimídia que podem aumentar (e muito) a assimilação e compreensão do conteúdo. Além disso, as aulas podem ser assistidas mais de uma vez.

 

Carga horária e Certificação

A carga horária da pós-graduação é muito semelhante em ambas as modalidades, presencial ou a distância, tanto que o certificado emitido nem sequer apresenta nenhuma distinção ou referências à modalidade adotada.

 

Comprometa-se com o curso

O que realmente pode diferenciar os egressos de um curso seja qual for a metodologia (EAD ou presencial) é a capacidade do aluno de gerir seu processo de aprendizagem, ou seja, o comprometimento real com os estudos.

Claro que a vantagem da presença física do professor nos cursos presenciais deve ser levada em consideração. No entanto, há que se lembrar que, para que essa vantagem seja real, o aluno terá de concorrer com seus colegas pela atenção do professor para tirar suas dúvidas.

Por isso, o aluno que opta por cursos a distância precisa ser mais independente, além de ser disciplinado para não deixar nada para trás.

 

VEJA TAMBÉM:

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.