Pós-Graduação em Ecoturismo e o mercado de trabalho
Fale com um consultor

Pós-Graduação em Ecoturismo e o mercado de trabalho

24 de setembro de 2018

Compartilhe esta notícia:

Normalmente, os cursos de Graduação em Ecoturismo trazem a formação inicial e um conjunto de práticas e informações a respeito da relação homem-natureza, principalmente, no que concerne à conscientização ambiental e valorização da natureza.

Contudo, para ir além do básico, os profissionais precisam se especializar e continuar trilhando o caminho da qualificação profissional. É nesse ponto que surge a necessidade de realizar uma Pós-Graduação. Nessa fase, os estudos irão trazer aperfeiçoamentos e um norte complementar à bagagem adquirida durante a Graduação.

No post de hoje reunimos dicas essenciais para saber mais sobre o mercado de trabalho e como uma Pós-Graduação pode ajudar na sua carreira. Convidamos você a continuar a leitura, caso seja um profissional da área. Confira!

 

Oportunidades em Ecoturismo

O que tem sido colocado por muitos profissionais é que as oportunidades no mercado de trabalho no setor do Ecoturismo exigem formações adicionais e complementares à carreira do profissional. Ou seja, apenas a Graduação, hoje em dia, não é mais suficiente para garantir uma contratação em empresas mais consolidadas.

O Brasil, país de maior biodiversidade do planeta, abriga, em toda sua extensão, cenários e paisagens naturais belíssimas, além de fauna e flora endêmicas. Atualmente, o país conta com diversas Unidades de Conservação (UC) federais, áreas destinadas à preservação e conservação da natureza espalhadas em todos os biomas brasileiros (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e Marinho).

No mundo inteiro se fala em desenvolvimento sustentável. Aí está o nicho de trabalho dos profissionais de Ecoturismo. Para além dos trabalhos em hotéis, pousadas e como guias turísticos, aqueles que possuem pós-graduação tem maiores chances de se tornarem os gestores, analistas e promotores de políticas públicas e privadas desse setor cujas demandas estão em constante crescimento.

 

Expanda sua perspectiva de atuação

A tendência mundial aponta para o aumento da valorização das práticas ambientais e de conservação dos habitats. O que implica, consequentemente, em mais trabalho e oportunidade para os profissionais do Ecoturismo mostrarem à sociedade a importância das atividades bem planejadas para a melhoria e desenvolvimento da relação homem-natureza.

Exemplo prático que vivemos  é a recente ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), localizado na região nordeste de Goiás.  Antes o PNCV contava com 65 mil hectares de área protegida. Agora, após o decreto assinado ano passado, o Parque passou a se distribuir por 240 mil hectares de vegetação nativa em suas diversas formas (matas, savanas e campos).

O ecoturismo neste Parque, que já era considerado o carro chefe da economia local, será ainda mais desenvolvido e novas oportunidades certamente surgirão para o planejamento e execução de ações inovadoras nesse mercado de trabalho em constante expansão.

 

Vá além do que o mercado procura

Por isso, a proposta dos cursos de Pós-Graduação vai além. Nesse momento, a ideia é qualificar profissionais para orientar o processo de elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento do turismo em áreas protegidas e de relevante interesse turístico, contribuindo para a sustentabilidade ambiental, social e econômica da atividade e, portanto, promovendo a perpetuidade do patrimônio ambiental e cultural do país e a valorização das comunidades receptoras.

Não fique parado no meio da trilha! Expanda seus horizontes e invista em seu desenvolvimento profissional.  Especialize-se!

 

LEIA TAMBÉM: Gestão Ambiental: tudo o que você precisa saber 

 

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.

New Call-to-action

Nosso App

Siga o Wpós nas redes sociais