Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Posso iniciar uma Pós-Graduação antes de terminar a Graduação?

18 de janeiro de 2019

Compartilhe esta notícia:

Existe uma pergunta muito comum entre estudantes prestes a concluir a graduação: “Posso iniciar a minha Pós-Graduação antes de terminar meu curso de nível superior? ”. A resposta dada pelo MEC é clara: não. Apesar de ser válido o interesse pela formação continuada, é preciso saber que a Pós-Graduação é o passo a percorrer depois de concluir a sua Graduação.

O parágrafo 3º da Resolução N° 1, de 8 de junho de 2007 do Ministério da Educação – MEC determina claramente que o curso de pós-graduação só pode ser iniciado após a colação de grau em nível superior: “§ 3° Os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino”.

 

 

Posso fazer Pós-Graduação e Graduação ao mesmo tempo?

O MEC tem uma resolução de 2007 que explica essa situação. Não é possível fazer uma Pós-graduação e uma Graduação ao mesmo tempo, pois, para iniciar o seu curso de especialização o candidato deve estar diplomado em sua graduação ou demais cursos superiores.

 

 

Diploma de Tecnólogo vale para Pós-Graduação?

Sim! Assim como os egressos dos cursos de bacharelado e licenciatura, os tecnólogos também recebem diploma de graduação e têm o mesmo direito de fazer cursos de Pós-Graduação, MBA, mestrado ou mesmo doutorado.

 

 

Quando devo iniciar a minha especialização?

A resposta para essa pergunta varia de acordo com cada caso. E para ajudar você a definir o melhor tempo para iniciar sua pós, selecionamos alguns questionamentos que você deve fazer a si mesmo antes de começar sua especialização. Vamos a eles:

 

Estabeleça um objetivo

A primeira reflexão que você deve fazer é sobre o motivo pelo qual você quer fazer uma pós-graduação. Se a sua razão for apenas incrementar o currículo, alto lá! Você estará correndo o risco de perder um tempo valioso em sua carreira.

Procure saber se o curso escolhido atende a um objetivo específico seu, como proporcionar determinada competência que está fazendo falta para você atualmente ou que será necessária em um futuro próximo de acordo com seus anseios profissionais.

 

Disponibilize tempo para se dedicar

A segunda questão diz respeito à sua disponibilidade para assumir o compromisso. É muito importante que você faça uma análise criteriosa sobre o seu tempo disponível, sua disposição para estudar no momento, seus compromissos profissionais e familiares e sua disponibilidade financeira.

Caso algum desses aspectos possa realmente prejudicar seu desempenho, talvez seja melhor adiar o plano por algum tempo, pelo menos até esse obstáculo não representar mais uma ameaça.

Dica: Pesquise sobre cursos de Educação a Distância (EAD). Além de serem bem menos caros, esses cursos podem neutralizar uma série de obstáculos como falta de tempo (já que não existem aulas presenciais com hora e local definido e você estuda no horário mais conveniente para você) e sem abrir mão da qualidade. O certificado emitido por cursos EAD é exatamente o mesmo dos cursos presenciais não havendo qualquer distinção quanto a modalidade. Afinal os critérios de avaliação do MEC são exatamente os mesmos.

 

Tenha certeza de que ela será útil

O terceiro questionamento a ser feito é seu o conhecimento adquirido em sua pós-graduação terá utilidade para você. É fundamental que seu aprendizado tenha aplicação prática em sua rotina de trabalho atual, ou ao menos, para a função que você pretende ter em médio prazo.  Portanto, avalie se haverá oportunidades para empregar o conteúdo do curso em sua atividade profissional.

 

Tenha certeza da área que deseja atuar

O quarto aspecto a ser considerado é sua intenção com a pós-graduação: você deseja aprofundar os conhecimentos em sua área atual ou adquirir knowhow para mudar sua área de atuação? É importante ter clareza quanto a isso para fazer a escolha mais acertada.

 

Verifique as exigências do mercado

A quinta pergunta a ser respondida é: Quais são as tendências do mercado e como me preparar para elas? Procure saber se a área do curso de seu interesse tem demanda no mercado por profissionais capacitados.  Faça uma leitura do mercado, converse com pares e consultores e procure dicas de profissionais de destaque.

Com isso, você terá maiores chances de escolher uma qualificação que seja promissora em médio prazo (tempo que você levará para terminar sua pós-graduação.

 

 

Leia também: Afinal, a pós-graduação vale a pena?

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.