Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Preguiça mental: dicas para vencê-la e retomar os estudos

17 de abril de 2019

Compartilhe esta notícia:

Com tantas atribuições a serem gerenciadas ao longo do dia, conciliar a rotina pesada de um dia longo de trabalho com atividades de casa, filhos, entre outras, levam muitas pessoas a estagnarem na vida profissional. Além do cansaço, outras distrações acabam vencendo e sucumbindo todas as possibilidades para se dedicar aos estudos, não é mesmo?!

Entretanto, a preguiça mental é a maior vilã nessa história, principalmente para entrar em um ritmo de estudos. Considerada como uma epidemia, os sintomas da preguiça mental atingem muitas pessoas e as impede de conquistar seus objetivos.

Sabe quando você tenta se concentrar para ler um artigo até o final, mas acaba passando só olhos? Então, isso pode ser um sintoma de preguiça mental!

Caso você tenha se identificado, acompanhe o artigo de hoje e veja como é possível lutar contra este mal e vencer na carreira.  Confira!

 

Sintomas de preguiça mental

Bom, caso você seja estudante e sabe que tem muitos conteúdos para estudar de diversas matérias, mas, mesmo assim fica postergando essa obrigação. Saiba que, essa atividade só poderá ser feita exclusivamente por você. Ninguém vai estudar por você.

O estudo é uma obrigação individual, assim como o sucesso está atrelado a ele. Portanto, nada de deixar para depois o que você pode fazer hoje!

 

Suas consequências

No momento em que você deixa de exercitar a sua mente, gradativamente, ela se tornará preguiçosa, isto é, a frequência com que você trabalha sua cabeça, mais ativa ela ficará.

A falta de uma atividade que lhe mantenha com a mente operante, só te levará a um caminho: falta de sucesso. Por isso, é imprescindível dedicar-se aos estudos. É por meio dele que você estará cada vez mais próximo do caminho promissor.

Não é porque o sol nasce para todos, que todos conseguirão um lugar ao sol. Você certamente já ouviu alguém falar isso, não é mesmo? Pois bem, então, quem tem um objetivo precisa estabelecer metas para atingi-lo.  Estabeleça um propósito e mantenha-se focado e determinado até ter sucesso no que almeja.

 

Exercícios para driblar a preguiça mental

Agora que você já sabe o que é a preguiça mental e como ela pode te atrapalhar a alcançar seus objetivos, vamos exercitar para expulsá-la de uma vez por todas?

 

  • Leia

Um ótimo exercício para o cérebro é a leitura. Por meio dela você adquire conhecimento, estimula a criatividade e treina a memória para absorver a maior quantidade possível de informações, novas palavras e percepções, além de enriquecer o seu vocabulário.

Se você não tem o hábito de ler ou não gosta, pode começar estabelecendo ciclos de leitura e para cada etapa vencida se recompense por ter terminado. Isso o manterá motivado a terminar o livro.

 

  • Enfrente aquilo que te desafia

É muito comum ter medo de encarar aquilo que te impede de vencer, muitas vezes porque te fará sair da zona de conforto, afinal, ninguém é encorajado a aceitar as mudanças. Portanto, pegue a responsabilidade para si e estude para a quantidade de matérias que forem necessárias para alcançar seu propósito.

Sem esforço não existe sucesso, então, comece já!

 

  • Aprenda a gostar de estudar

Para que você desenvolva o gosto pelo estudo, indubitavelmente, você precisará saber a maneira certa de estudar, do contrário, os estudos não serão produtivos e, consequentemente, você vai desistir logo de cara e deixar o desanimo e preguiça mental te dominar.

 

  • Pratique exercícios físicos

Não adianta você seguir todos esses passos para exercitar a mente e se não fizer nada para exercitar o corpo. É importantíssimo separar um tempo do dia para se dedicar à prática de atividades físicas, nem que seja uma caminhada.

 

Leia também: Aprenda a acelerar seu fluxo de leitura e estudar de qualquer lugar

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.