Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Produtividade: para a Nasa, ordem das tarefas é mais importante do que agilidade

21 de julho de 2016

Compartilhe esta notícia:

7_1_terryvirts_freezerNo fim do ano passado, a Nasa realizou uma pesquisa para aprimorar as condições de saúde e trabalho dos astronautas na Estação Espacial Internacional. De acordo com o pesquisador Jeffery LePine, o segredo da produtividade não é trabalhar mais rápido, mas sim fazer as tarefas na ordem certa.

Para chegar a essa conclusão, Jeffery e sua equipe mediram a concentração, as emoções e o estresse dos astronautas no dia a dia no espaço. Eles concluíram que entre os maiores empecilhos para a produtividade estão as transições entre as tarefas. Isso se dá porque quando terminamos uma tarefa e passamos para a próxima, existe uma espécie de “engajamento residual”, ou seja, um “resto” da tarefa anterior que continua impregnado na mente.

O engajamento residual pode se apresentar de várias formas como a animação de ter conseguido concluir algo difícil, a frustração por ter falhado, a distração ou a teimosia etc. Acontece que seja qual for o tipo de emoção vinculada à tarefa anterior, ela tende a permanecer na mente após a transição entre uma tarefa e a outra.

“Se a tarefa anterior era complexa e importante ou ficou incompleta, fica quase impossível ‘trocar de marcha’ rapidamente”, explicou LePine ao site Quartz. Segundo o pesquisador, para transpor esse problema, a melhor estratégia seria diminuir ao máximo o número de transições necessárias. Mas como fazer isso?

A dica é agrupar as tarefas similares, ou seja, juntar num mesmo bloco os trabalhos mais complexos, de forma a tirar proveito dos resíduos de concentração. Em outro bloco você pode realizar as tarefas mais simples. Dessa forma, sua mente não precisa se adequar tantas vezes a níveis diferentes de complexidade e uma tarefa não influencia a outra.

Outras dicas importantes são: prestar atenção nas emoções nos momentos de transição e procurar resolver logo as tarefas mais difíceis antes das obrigações que costumam deixar você irritado.

Motivos do estudo

Existe uma razão tão simples quanto importante para que a Nasa tenha realizado essa pesquisa. Na Estação Espacial, os astronautas fazem pesquisas científicas de alta cmplexidade. Por outro lado, eles têm de realizar tarefas cotidianas como limpeza, organização, manutenção de equipamentos etc. Acontece que no espaço qualquer erro na execução dessas tarefas que parecem simples pode resultar numa catástrofe fatal.

Além disso, os astronautas podem passar horas concentrados trabalhando sozinhos, para então ter de se engajar numa tarefa em equipe.  Para LePine, no momento em que essas transições acontecem, existe maior risco de distrações que podem resultar em graves consequências e, no caso da Estação Espacial, até mesmo, colocar em risco as vidas de toda a equipe. Por isso, entender a melhor forma de organizar as tarefas e diminuir o estresse dessas transições é essencial para a eficiência e a segurança do time.

VEJA TAMBÉM: Praticidade: 5 dicas para aumentar sua produtividade

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.