Quais são suas prioridades? 3 passos para assumir o controle do seu tempo

Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Quais são suas prioridades? 3 passos para assumir o controle do seu tempo

13 de novembro de 2019

Compartilhe esta notícia:

Se você é como a maioria das pessoas, deve estar fazendo malabarismos para cumprir as demandas do cotidiano: sua carreira, seus estudos, providências pessoais, seus relacionamentos, sua saúde e, claro, seu lazer. Nessa situação – pela qual passa a maioria das pessoas – torna difícil saber o que deve ser feito primeiro.

Além disso, é comum que as pessoas ocupem a maior parte do tempo em uma área como a carreira ou a escola. E muitos sentem que essas atividades estão em desequilíbrio com as demais. Parece que não sobra tempo para mais nada, certo?

É quando você começa a ver o tempo como seu inimigo o que faz sua energia ser minada aumentando a sensação de estar tudo fora de controle. Essa sensação aumenta quando você pensa sobre como quer estar daqui a 5 ou 10 anos.

O que você está fazendo para avançar em seus objetivos de vida? A chave para sair deste círculo vicioso é mudar seu relacionamento com o tempo e aprender a gerenciá-lo. Quer saber como? Vem com a gente!

 

 Quais são as suas prioridades

Metas: são as coisas que você quer realizar em determinado período de tempo. Quanto mais seus objetivos representam seus valores, forças e paixões, mais provável é que você os alcance. O mesmo vale para suas prioridades.

Muitas pessoas estão presas com listas de tarefas que têm muitos “deveres” em detrimento daquilo que está realmente ligado as próprias escolhas. Por que não recriar sua lista de tarefas e fazê-la refletir as coisas que representam suas escolhas autênticas?

Para começar a gerenciar o tempo de forma a que você se sinta no controle, você pode redefinir suas prioridades seguindo estas três etapas.

 

Como você está passando seu tempo

O primeiro passo para mudar seu relacionamento com o tempo é avaliar como usá-lo. Anote tudo que você faz. Quanto tempo você gasta em cada área? A maneira como você usa seu tempo é a melhor pista sobre quais são suas prioridades.

 

Satisfação x Uso do seu tempo

Pense nas áreas mais importantes de sua vida (como, por exemplo, carreira, relacionamentos, desenvolvimento pessoal, finanças, saúde, diversão etc.).

  • Avalie a importância de cada área. Você pode usar uma escala de 1 a 10, sendo 1 “não importante” e 10 “de vital importância.
  • Então, avalie o quanto cada área é gratificante para você. Em uma escala de 1 a 10 qual o seu nível de satisfação com a quantidade de tempo que você usa nessa área? Avalie isso em uma escala de 1 a 10.

Volte para as áreas que você classificou como muito importantes (8, 9 ou 10). Se houver uma lacuna de 2 ou mais pontos entre o quão importante é a área e a sua classificação de satisfação, é provável que você esteja sentindo falta de equilíbrio porque existe uma lacuna entre o que é importante para você e o que você realmente está fazendo.

 

Estabeleça novas prioridades 

O terceiro passo para reordenar suas prioridades é descobrir quais atividades importantes estão faltando em sua vida. Ao analisar cada pergunta, anote as atividades que vêm à mente.

  • Qual é a coisa mais importante na minha vida agora?
  • Em que eu gostaria de gastar mais tempo?
  • Em que eu gostaria de gastar menos tempo?

 

Liste áreas precisam de atenção 

Anote suas atividades em ordem de importância para você. Esta é a sua nova lista de prioridades. Lembre-se de que suas prioridades podem mudar a qualquer momento.

Se houver algo importante em sua lista para o que você não tenha tempo agora, pense sobre quando você pode encaixar isso. É outra maneira de assumir o controle do tempo.

 

VEJA TAMBÉM:  Gestão de tempo: saiba como organizar sua rotina para poder estudar

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.