Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Qual a importância de realizar um curso de especialização reconhecido pelo MEC?

14 de abril de 2015

Compartilhe esta notícia:

1_20091023231313A educação a distância possibilita que pessoas com pouca flexibilidade de tempo, ou que não podem se deslocar até uma instituição de ensino, tenham a oportunidade de se especializar e aperfeiçoar seus conhecimentos. A metodologia de ensino utilizada pelos professores no EAD não se distingue da utilizada no ensino presencial, somente possui outra forma de comunicação, já que o professor e os alunos não tem contato direto fisicamente.

No Brasil, o certificado de conclusão de um curso de pós-graduação a distância tem o mesmo valor de um curso presencial. Ainda sim, nas duas modalidades de ensino, o curso precisa ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

O MEC é a instituição governamental responsável por avaliar, reconhecer, autorizar e credenciar todas as instituições de ensino superior do País, tanto presenciais como a distância (EAD).

Antes de iniciar seus estudos, o primeiro critério a ser levado em conta é verificar se a instituição escolhida é credenciada pelo MEC [/tweetable]para a oferta de cursos a distância.

Se a instituição escolhida não for credenciada, certamente o certificado não terá nenhuma validade perante o mercado de trabalho. Você não terá o direito de exercer sua especialização ou assumir um cargo. Um certificado que não é reconhecido pelo MEC, também não garante pontos na prova de títulos de um cargo público, pois não há qualquer controle do Ministério da Educação sobre as atividades da instituição.

Veja como o reconhecimento dos cursos a distância funciona e como você deve fazer para escolher uma instituição credenciada.

O credenciamento das instituições de ensino

Para iniciar suas atividades, as instituições devem solicitar o credenciamento junto ao MEC. Durante esse processo, são avaliadas a proposta curricular e a estrutura de ensino oferecida pela instituição, entre outros fatores.

Os cursos de especialização em nível de pós-graduação a distância só poderão ser oferecidos por instituições credenciadas pela União, conforme o disposto no § 1º do art. 80 da Lei 9.394, de 1996.

Os cursos a distância também deverão incluir, necessariamente, provas presenciais e defesa presencial de monografia ou trabalho de conclusão de curso.

Por meio da portaria do MEC número 1.663, de 6 de outubro de 2006, a Faculdade Unyleya está credenciada para ofertar cursos de Pós-Graduação lato sensu a distância em todo território nacional.

Ficou interessado em algum dos nossos cursos? Não perca tempo e faça sua pré-matrícula no site! Lembrando que o preenchimento do formulário de pré-matrícula garante sua vaga na turma, mas é necessário aguardar o contato de um consultor educacional que receberá sua documentação e pagamento para finalizar o processo de matrícula.

 

Para saber quais são as instituições de ensino credenciadas por cidade, estado ou região, acesse o site do Inep.

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.