Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

#FalaProfessor: Qual a diferença entre Administração Pública e Gestão Pública?

14 de fevereiro de 2017

Compartilhe esta notícia:

A palavra administração, segundo Idalberto Chiavenato, autor reconhecido da área, é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e utilizar todos os recursos organizacionais disponíveis para alcançar objetivos organizacionais definidos, ou seja, a administração é a responsável pelo desempenho eficaz e eficiente das organizações. A profissão encarregada do exercício da administração é o Administrador de Empresas, cujo exercício profissional é regulamentado pelo Conselho Federal de Administração e a sua formação acontece em cursos de bacharelado com quatro anos de duração, em média.

A Administração pode ser pública ou privada. A Administração Pública está direcionada atender os órgãos e as organizações do Estado. Os procedimentos, metodologias e técnicas administrativas das administrações públicas e das administrações privadas são diferentes em função do interesse público e da legislação que envolve a Administração Pública.

Retornando a Chiavenato, encontramos que: “o administrador pode ser um supervisor, gerente, diretor ou presidente de uma empresa. Em cada nível hierárquico ele assume determinadas responsabilidades e suas atividades são necessariamente diferentes – não em termos de natureza, mas de intensidade. Enquanto o supervisor trabalha no nível operacional e dá conta do cotidiano e das rotinas e procedimentos de trabalho, o gestor trabalha no nível intermediário ou tático e dá conta da articulação interna da empresa, dos recursos básicos e das competências funcionais…. Ao ler a obra de Chiavenato verificamos que gestor está posto como um determinado tipo e nível de administração, inclusive pode ser percebido claramente no texto citado.

Esta visão é defendida por vários administradores que inclusive alegam que a utilização da expressão gestor em lugar de administrador é realizada por profissionais que tem um sentido de desvalorizar a própria profissão de administrador, abrindo espaço para outros profissionais exercerem a administração. Entretanto, é importante destacar que outras versões dão o significado à palavra Administração de exercício das tarefas de planejar, comandar, controlar, coordenar e organizar, enquanto na visão atual à Administração Pública seria ligada a administrar a estrutura dos órgãos e também ao setor público. Em essência, A Administração Pública  na concepção técnica racional e com o enfoque no processo em si.

Já a gestão tem um sentido maior que administrar, pois se refere à utilização de técnicas contemporâneas como empreendedorismo e eficiência, oriundas da iniciativa privada para a pública. Ou seja, a Gestão Pública corresponde a modelos de gestão privados aplicados ao setor público com concepção gerencial, político-administrativo, participação, autonomia e de responsabilidade. Visão que posta o gestor como superior ao administrador.

A nosso ver, os termos são semelhantes e, na verdade, tudo é administrar.

A criação recente dos cursos superiores de tecnologia obriga a utilização da expressão Gestão Pública em sua denominação tendo em vista que Administrador só pode ser usado em cursos superiores de Administração, pois é uma profissão regulamentada. Em função disto o número de cursos com a denominação de Gestão Pública é crescente por atender aos cursos de tecnólogo.

O curso superior de tecnologia de Gestão Pública da UnYleYa está preparado para um novo modelo de Gestão Pública que tem se configurado como o paradigma do futuro, onde o homem não pode ser considerado apenas como um recurso, mas, antes, deverá ser visto como um gerador de recursos. Assim, o profissional de Gestão Pública deverá desenvolver as competências necessárias para utilizar-se dos recursos organizacionais com o objetivo de agregar mais valor comercial à organização e valor social ao percurso profissional dos empregados em todos os níveis organizacionais.

Para tal, o Tecnólogo em Gestão Pública baseado nas competências, habilidades e atitudes desenvolvidas ao longo do curso, deve estar capacitado para:

  • Conhecer os princípios e normas que regem a gestão pública;
  • Conhecer os procedimentos técnicos de gestão que podem ser implementados na gestão pública;
  • Identificar os modelos de gestão pública conhecidos no Brasil, bem como aquelas difundidas por instituições públicas e universitárias internacionais;
  • Planejar os serviços e os processos de gestão pública;
  • Desenvolver sistemas e processos de monitoração de serviços e atividades públicas;
  • Planejar e implantar inovações na gestão pública;
  • Conhecer a economia brasileira, bem como desenvolver estudos e cenários para aplicação no serviço público;
  • Conhecer a legislação e o modelo de gerenciamento de recursos humanos da administração pública;
  • Conhecer as ferramentas de gestão, comunicação e marketing na gestão pública;
  • Entender os princípios que regem a Contabilidade Pública, as finanças públicas, o planejamento e o controle dos recursos, bem como o orçamento público;
  • Conhecer a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei de Contratos e Licitações, e os princípios constitucionais e administrativos da gestão pública;
  • Conhecer e analisar as políticas públicas nas diversas esferas da gestão pública;
  • Conhecer e aplicar os princípios de gestão da qualidade total na gestão pública;
  • Conhecer a legislação previdenciária e da administração pública, bem como ser capaz de aplicá-la no serviço público;
  • Utilizar as potencialidades do empreendedorismo na gestão pública;
  • Elaborar projetos direcionados ao serviço público;
  • Ter atitudes e comportamentos éticos, morais e sociais responsáveis.

Em suma o aluno aqui formado tem condições de trabalhar com qualquer situação da administração pública ou gestão pública.

TEXTO:

Antonio Fernando Vieira Ney, professor e coordenador de cursos da Faculdade UnYLeYa.

Conheça os cursos de Pós-Graduação a Distância do wPós em Administração Pública.

 

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.