Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Qual é o seu tipo de inteligência?

21 de junho de 2017

Compartilhe esta notícia:

A Teoria das Inteligências Múltiplas foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner, publicada originalmente em 1983. Gardner revolucionou a psicologia e a educação, oferecendo uma concepção mais dimensional da inteligência e mais abrangente do que as medidas estreitas de testes padronizados tradicionais há muito aplicado. Gardner afirmou que o conceito de inteligência, como tradicionalmente definido em psicometria (testes de QI) não era suficiente para descrever a grande variedade de habilidades cognitivas humanas.

A teoria afirma que uma criança que aprende a multiplicar números facilmente não é necessariamente mais inteligente do que outra que tenha habilidades mais fortes em outro tipo de inteligência.

A maioria das pessoas possui uma ou duas inteligências desenvolvidas. Isto explica porque um indivíduo é muito bom com cálculos matemáticos, porém não tem muita habilidade com expressão artística. De acordo com Gardner, são raríssimos os casos em que uma pessoa possui diversas inteligências desenvolvidas.

Gardner ainda afirma que estas inteligências apresentam-se de duas formas. Algumas pessoas já nascem com determinadas inteligências, ou seja, a genética contribui, outras desenvolvem determinados tipo pelo ambiente em que vivem. Se uma pessoa, por exemplo, nasce com uma inteligência musical, porém as condições ambientais (escola, família, região onde mora) não oferecem estímulos para o desenvolvimento das capacidades musicais, dificilmente este indivíduo será um músico.

Todo mundo é um gênio. Mas, se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ela vai gastar toda a sua vida acreditando que ele é estúpido.
— Albert Einstein

Confira os tipos de inteligência propostos por Howard Gardner:

LÓGICO-MATEMÁTICA

É a habilidade para desenvolver equações, resolver cálculos e resolver problemas abstratos. Sua manifestação é uma das que as pessoas consideram como “inteligência tradicional” – especialmente na escola. Ela é típica de quem manda bem em contas, em lógica e em estratégia.

  • Hobbies indicados: quebra-cabeça, xadrez, videogame, computadores, desvendar mistérios.
  • Carreiras indicadas: ciências, computação, direito, engenharia, matemática, medicina.
  • Gênios desse tipo: Albert Einstein, Isaac Newton, Stephen Hawkin, Mark Zuckerberg.

LINGUÍSTICA

Algumas pessoas têm muita facilidade para lidar com palavras. Elas possuem um tipo de inteligência que permite analisar informações e desenvolver produtos de linguagem escrita e oral, como discursos e livros, sempre encontrando o melhor jeito de comunicar grandes ideias. É bastante requisitada (e apreciada) na escola, já que a maioria das provas e exercícios é por escrito.

  • Hobbies indicados: contar histórias, escrever textos, declamar poesias, fazer passatempos com palavras, ler, jogar RPG.
  • Carreiras indicadas: editoração, educação, jornalismo, literatura, tradução.
  • Gênios desse tipo: Cecília Meirelles, Gabriel García Marquez, William Shakespeare, Tom Wolfe.

MUSICAL

O nome já entrega: é aquela que permite a uma pessoa produzir, recordar e estabelecer sentido em diferentes padrões de som. A sensibilidade musical se manifesta ao ouvir, cantar, compor e tocar instrumentos.

  •  Hobbies indicados: assobiar, cantar, fazer rimas, compor, participar de um coral, ouvir música, tocar instrumentos.
  • Carreiras indicadas: canto, composição, crítica musical, direção musical, DJ, ensino de música, engenharia de som para filmes e peças.
  • Gênios desse tipo: Ludwig van Beethoven, Tom Jobim, Wolfgang Amadeus Mozart.

NATURALÍSTICA

Típica daqueles que têm uma forte ligação com a natureza e uma habilidade incomum para identificar e distinguir animais, plantas, formações climáticas e outros elementos do mundo natural. Na escola, quem tem essa inteligência bombando se dá bem em biologia e geografia.

  • Hobbies indicados: cuidar de plantas e jardins, fazer trilhas e caminhadas na natureza, passear com o cachorro.
  • Carreiras indicadas: biologia, ecologia, geologia, medicina, medicina veterinária, meteorologia.
  • Gênios desse tipo: Charles Darwin, Alexander von Humboldt, Aziz Ab’Saber, Chico Mendes.

CORPORAL-CINESTÉSICA

É a capacidade de usar o próprio corpo (e seus movimentos) para solucionar problemas ou criar produtos. É a mais requisitada, por exemplo, nos craques de futebol, nos ginastas, nos bailarinos e nos artistas em geral.

  • Hobbies indicados: esportes, dança, mágica, teatro, mímica, malabarismo, massagem.
  • Carreiras indicadas: coreografia, dança, artes dramáticas, artes plásticas, educação física, esportes.
  • Gênios desse tipo: Lionel Messi, Marta, Meryl Streep, Michael Phelps.

ESPACIAL

Tem gente que não sabe se orientar num mapa, não consegue estimar medidas e não é capaz de montar um bom look. Por outro lado, os mestres dessa inteligência têm uma habilidade extra para reconhecer o espaço e pensar em termos de cores, formas e medidas, manipulando tanto as grandes quanto as pequenas imagens.

  • Hobbies indicados: aeromodelismo, artesanato, desenho, fotografia, pintura, escultura.
  • Carreiras indicadas: arquitetura, artes plásticas, aviação, desenho industrial, design de interiores, design gráfico, engenharia.
  • Gênios desse tipo: Coco Chanel, Oscar Niemeyer, Pablo Picasso, Santos Dumont.

INTERPESSOAL

Sabe aquele seu amigo que é o melhor ombro na hora que você precisa chorar? Que entende fácil tudo que você está sentindo, sabe te consolar e sabe propor soluções para os problemas? Ele é bem desenvolvido nesse tipo de inteligência: a que reconhece e trabalha os desejos e humores dos outros. Ela é útil na hora de estudar em grupo, por exemplo, ou de gerenciar uma equipe.

  • Hobbies indicados: trabalho voluntário, esportes em grupo, conversas.
  • Carreiras indicadas: jornalismo, marketing, política, psicologia, recursos humanos, relações públicas, teologia, vendas.
  • Gênios desse tipo: Winston Churchill, Mahatma Gandhi, Marília Gabriela, Papa Francisco.

INTRAPESSOAL

É o inverso da interpessoal: o indivíduo usa a inteligência para se autoconhecer. São as pessoas com grande grau de autonomia, capazes de reconhecer suas próprias intenções, motivações e opiniões. Essa autoanálise pode colocá-las em boa posição para refletir sobre a condição humana, seja por meio de textos filosóficos, seja por meio de grandes romances.

  • Hobbies indicados: escrever um diário, meditar, planejar seus objetivos de vida.
  • Carreiras indicadas: filosofia, literatura, psicologia, teologia.
  • Gênios desse tipo: Ernest Hemingway, Machado de Assis, Friedrich Nietzsche, Simone de Beauvoir.

EXISTENCIAL

A capacidade e propensão de representar, e ponderar perguntas sobre a vida e morte, os fundamentos da percepção da realidade e o funcionamento da existência em si, assim como o seu sentido. É a característica de líderes espirituais e de pensadores filosóficos. Essa é a unica inteligência que ainda não é totalmente aceita entre o meio acadêmico.

TEXTO: Despertar Coletivo

LEIA TAMBÉM:

A faculdade desenvolve o conhecimento intelectual?

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.