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Saiba como conseguir um novo emprego usando o LinkedIn

13 de janeiro de 2016

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A rede social profissional ou, LinkedIn, como é chamado, se tornou um grande aliado dos profissionais que estão em busca de um novo emprego e recolocação no mercado de trabalho.

Ao contrário de outras redes sociais, o objetivo do LinkedIn não é publicar conteúdo relacionado à vida pessoal/Entretenimento como o Facebook, Instagram ou Twitter. Ele é uma rede colaborativa profissional onde os usurários e empresas disponibilizam novas vagas de trabalho, compartilham novidades do mercado e todas as informações relevantes do universo profissional.

Para quem se inscreve na rede, o perfil pessoal funciona como um currículo profissional online, com experiências profissionais, cursos que o profissional tenha realizado, trabalhos voluntários, qualidades acadêmicas, idiomas fluente, etc. E, além de falar sobre a própria carreira, os usuários registrados podem receber recomendações de outros, em habilidades específicas.

O avanço tecnológico permitiu que muitas empresas e recrutadores procurem por colaboradores nas redes sociais, e o LinkedIn, de fato, é a principal ferramenta. Possuir um perfil na rede se tornou tão importante quanto ter um currículo bem elaborado.

Se você está em busca de uma nova oportunidade profissional, não perca as dicas de como o LinkedIn pode te dar uma mãozinha nessa empreitada e atrair recrutadores para a sua conta. Boa Leitura!

 

  • Siga as empresas de seu interesse

A maioria das empresas divulga as novas vagas por meio de publicações na página, por isso, quando estiver fazendo suas buscas, aproveite para seguir as empresas que você tem interesse em trabalhar e não perca nenhuma nova publicação.

 

  • Intensifique a sua rede de contatos

Assim como no networking convencional, é fundamental que o profissional tenha bons relacionamentos na rede. Deixe um pouco o Facebook de lado e passe mais tempo administrando e trabalhando sua rede de relacionamentos no LinkedIn.

Quando você está em busca de novas oportunidades profissionais, você precisa do máximo de exposição possível, por isso é tão importante que você estreite seus pontos de contato na rede para atingir este objetivo.

 

  • Use palavras-chave

Fazer uso das palavras-chave sobre a sua área de atuação e habilidades profissionais pode atrair tanto o motor de busca, quanto recrutadores que estiverem procurando por tais habilidades. Além de atrair mais leitores para o seu perfil. Palavras como ‘’estratégia’’, ‘’digital’’, ‘’online’’, ‘’internet’’ podem fazer toda a diferença.

Faça uma lista de termos associados às suas habilitações, experiência e conhecimentos. Pergunte a si mesmo: “Quais as palavras que alguém usaria para me encontrar?”. Responda através de termos.

 

  • Compartilhe conteúdo útil

Não basta apenas criar um perfil e esperar que a vaga dos sonhos caia do céu. É necessário que você participe ativamente da rede. E isso pode ser feito tanto compartilhando conteúdo útil como comentando o conteúdo compartilhado por outros.

 

  • Participe de Grupos

Fazer parte dos Grupos no LinkedIn é fundamental para a sua estratégia de marketing pessoal na rede, pois além de expor suas habilidades, você também encontra novas vagas de trabalho postadas pelos próprios participantes do grupo. Discutem-se muito também nos grupos opiniões, ideias, eventos e sugestões que podem vir a agregar à sua carreira.

Outra dica valiosa é encontrar grupos ligados à sua área de atuação, já que podem aumentar e muito as chances de você encontrar uma ótima vaga. Participe de forma positiva nesses grupos e aumente a sua visibilidade.

 

  • Divulgue seu trabalho

Se você desenvolveu ou participou de projetos interessantes e que fizeram toda a diferença na sua carreira profissional, aproveite para divulgar o seu trabalho. Ao publicar no seu status há uma grande possibilidade de ser visto por todas as suas conexões.

 

  • Recomende e peça recomendações

Recomende habilidades de profissionais que você já tenha trabalhado e peça também por recomendações de determinadas habilidades que você gostaria que tivesse destaque.

As recomendações dão uma ideia para os recrutadores de como foi o seu passado profissional e podem contar muitos pontos a seu favor.

 

Leia também: Os 6 erros mais comuns nos currículos

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