Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Saiba como engajar a sua equipe de forma inteligente

16 de dezembro de 2015

Compartilhe esta notícia:

Manter uma equipe, considerada de alto desempenho, não é uma tarefa nada fácil para as empresas. Estatísticas apontam que o percentual de profissionais engajados com suas funções é muito baixo.

Cerca de um terço da mão de obra global não se sente totalmente engajada no ambiente profissional. Um dos principais motivos pelo baixo desempenho vem de uma liderança ineficiente, ou seja, os chefes não estão criando um ambiente em que sua equipe se sinta motivada ou confortável para desenvolver as suas potencialidades.

Algumas razões provocam o baixo engajamento da equipe, e é preciso que você líder, fique atento aos seus colaboradores. [tweetable alt=””]A falta de conhecimento sobre visão, missão, objetivos e metas da empresa prejudicam o desempenho. [/tweetable]Além de outros aspectos como a falta de oportunidade para o desenvolvimento e crescimento profissional na empresa. Todos esses fatores devem ser levados em conta quando falamos de falta de engajamento.

Uma pesquisa global realizada pela Aon Hewitt, com 400.000 funcionários de 258 organizações, aponta que empresas que engajam e motivam seus colaboradores possuem 78% a mais de produtividade e são 48% mais rentáveis, ou seja, sabem como tornar sua equipe mais produtiva.

Confira agora 4 dicas simples e práticas de serem implantadas, para estimular o engajamento manter a sua equipe motivada. Boa leitura!

 

  • Tenha objetivos específicos e defina metas à sua equipe

Líderes devem ajudar seus colaboradores a estabelecerem suas prioridades e metas. Sem saber para onde ir e o que fazer, os funcionários se sentem perdidos e desmotivados. Consequentemente, o desempenho fica aquém do esperado.

Estudos comprovam que, quando o chefe ajuda a traçar as metas e objetivos de desempenho os funcionários dedica-se muito mais as tarefas.

 

  • Reconheça o esforço, os méritos e o desempenho final

É importante que você reconheça o quanto determinado funcionário colaborou com o projeto individualmente e dar o feedback. Uma das principais razões que levam a frustração do colaborador é o não reconhecimento pelo bom trabalho realizado.

Esse simples gesto estimula os profissionais a superarem seus limites para atingir os resultados desejados, além de estabelecer uma relação de proximidade e confiança.

 

  • Estimule o espírito de equipe

O trabalho em equipe é a melhor forma de estimular o time para uma só direção e um só objetivo. Entretanto, lembre-se que a competição só é positiva quando é saudável. Todos os funcionários devem estar cientes de que quando os resultados são atingidos pelo grupo, são muito mais significativos do que quando alcançados individualmente. Isso estimula a atmosfera colaborativa na sua equipe.

 

  • Trace um plano de carreira

Profissionais engajados querem saber onde, como e quando podem crescer na empresa. Um dos grandes gargalos de uma companhia é o trabalho de sucessão. Atualmente, há certa dificuldade nas empresas de preparar novos líderes, e traçar planos de carreira que irão auxiliar os colaboradores no seu crescimento profissional. Empresas que não desenvolvem um bom plano de carreira perdem talentos em potencial para outras companhias e consequentemente aumentam assustadoramente a rotatividade de funcionários na empresa, o que é prejudicial para o seu negócio.

Quais são os critérios, os comportamentos esperados e como a empresa está estruturada para preparar pessoas?

 

Veja também: Os 7 erros mais comuns dos chefes

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.