Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Saiba como vencer o relógio e produzir mais

5 de novembro de 2015

Compartilhe esta notícia:

Quando o assunto é tempo, estamos acostumados reclamar da falta dele, principalmente se está relacionado ao trabalho. Entretanto, se analisarmos com cautela, iremos perceber que o problema muitas vezes não se encontra na quantidade de horas em si, e sim de como esse tempo é administrado pelas pessoas.

Aprender administrá-lo de modo eficaz é fundamental para estabelecer uma rotina mais produtiva e tranquila. Além de ter se tornado uma prioridade para os profissionais que querem alcançar o sucesso na carreira.

Para melhorar a forma como você gerencia o seu tempo e consequentemente a sua produtividade no dia-a-dia preparamos algumas dicas importantes para te ajudar. Prontos? Então, vamos lá!

 

  • Planejamento

Por mais primário e clichê que possa parecer, essa é sem dúvidas, a etapa mais importante do seu dia. Sem um planejamento bem definido, acabamos nos distraindo com outras tarefas ao decorrer do dia, e ao final, esquecemos daquilo que seria mais importante.

A dica é: utilize uma agenda semanal e nela coloque todas as suas atividades e tarefas programas daquela semana em uma lista, e vá inserindo as atividades aos poucos nos dias da semana, distribuindo de acordo com a prioridade e urgência. Deixe as tarefas de menor urgência para o final, assim você poderá incluí-las nos dias mais livres da semana.

 

  • Crie espaço pra você

Agenda lotada não significa organização, acostume-se a reservar um tempo para você mesmo. Não force seus limites pessoais, além de aumentar o estresse também compromete a qualidade do seu trabalho. Administre seu tempo com criatividade e eficiência, para que ele seja utilizado com total produtividade da melhor maneira possível.

 

  • Tenha foco

Desenvolver a capacidade de concentração está cada dia mais difícil. Em tempos de internet e smartphones, manter o foco em uma determinada tarefa sem dar uma olhadinha no Facebook, ou responder alguma mensagem no Whats app é algo raro. Muitos profissionais acabam se perdendo mesmo com um planejamento feito porque as atividades importantes dão lugar para o Facebook, Twitter, E-mail e por aí vai. Sabemos que o e-mail é uma importante ferramenta de trabalho, porém se não usado corretamente pode trazer problemas.

Defina horários para abrir e responder seus e-mails, mas jamais tenha o hábito de trabalhar com ele aberto, pois a cada notificação que surgir pode acabar desviando o foco daquilo que estava sendo realizado até então. Quanto as redes sociais, você pode utilizar as pequenas pausas de 10 min a cada uma hora de trabalho para utilizar, que não irá prejudicar a sua produtividade.

 

  • Uma tarefa por vez

Na intenção de adiantar algumas atividades acabamos realizando uma tarefa em paralelo a outra, ou até mais. E o que acaba acontecendo é que nenhuma atividade é finalizada ou se é, com qualidade inferior da que poderia ser feita. Sem contar que nesse período perdemos mais tempo. Procure manter o foco no planejamento e seja fiel a ele, modificações e alterações devem ser feitas, mas lembre-se de deixar sempre registrado na agenda para não perder o controle.

 

A tecnologia ao seu favor

Algumas pessoas ainda preferem a velha agenda de papel, porém, as agendas online já são muito utilizadas pelos profissionais. Esses softwares de gestão, com versões tanto para web como mobile, podem facilitar muito o seu dia-a-dia, pois oferecem praticidade na hora de acompanhar suas atividades, bem como ao incluir e modificar as tarefas. Um exemplo é a agenda online do Gmail, onde você consegue inserir suas atividades e ainda pode acessar do seu celular, tablet ou PC. Existe também a possibilidade de criar mais de uma agenda para separar o pessoal do profissional.

O mais importante é o comprometimento e a execução do planejado, independentemente de qual ferramenta o profissional irá utilizar.

Depois que o planejamento se tornar um hábito na sua vida, será possível perceber claramente os resultados. Ter um plano de ação, nos ajuda a verificar nosso progresso e saber se estamos no caminho certo para atingir nossos objetivos.

Veja também: Como evoluir minha carreira

 

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.