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Saiba quais são os assuntos que devem ficar fora do ambiente profissional

3 de fevereiro de 2016

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Não é segredo algum que, para se dar bem em qualquer profissão, é preciso saber se comunicar de forma correta. Dependemos da comunicação para tudo, seja para propor ideias, defender projetos, vender produtos ou apenas manter uma conversa com um colega de trabalho.

Entretanto, pelo contexto profissional em que se inserem, é necessário tomar certo cuidado com o tipo de assunto discutido.

Se você não quer fazer feio no trabalho, confira o que ditam as regras do bom senso no que diz respeito a assuntos que devem ficar fora das discussões no trabalho.

  • Assuntos particulares

Lembre-se que não é só você que possui problemas para resolver fora do ambiente de trabalho. Todo mundo passa por uma dificuldade ou outra, seja de ordem financeira, amorosa ou familiar. Agora imagine se todos resolvessem expor os seus problemas no horário de trabalho?

Por esse motivo, a vida pessoal deve ser deixada de fora do ambiente profissional.  Claro que é natural uma vez ou outra ‘’desabafar’’ com algum colega mais próximo, mas é preciso saber traçar uma linha entre a vida profissional e o que são as questões pessoais.

 

  • Fofocas

Não há nada mais nocivo para as empresas do que fofocas e panelinhas, esse comportamento pode contaminar o ambiente e causar diversas situações desconfortáveis, além de não acrescentarem em nada ao seu trabalho e muito menos à suas relações com os colegas. Lembre-se que a fofoca diz mais sobre quem você é do que o outro. Fique atento!

 

  • Dinheiro/Salário

Quanto ganha ou se ganha menos ou mais do que devia, são questões sobre as quais não deve discorrer no ambiente de trabalho. Esse é o tipo de informação que só gera intriga e sentimento de injustiça.  Então, melhor não tocar no assunto.

 

  • Religião

Você tem o direito de seguir a religião que bem entender e ter as crenças que quiser. Mas lembre-se que isso não é motivo pra você sair falando delas no ambiente de trabalho. A questão religiosa é extremamente pessoal e toca em um ponto muito sensível das pessoas. Por isso,  o melhor a fazer é evita-lo quando estiver no trabalho.

 

  • Insatisfações com o emprego

Um dos assuntos mais recorrentes do ambiente profissional e que deveria ser totalmente banido são as reclamações e lamentações do trabalho feitas no próprio trabalho. Além de causarem uma imagem negativa, podem colocar à prova a sua lealdade a empresa. Prefira conversar esse tipo de assunto com pessoas que são de fora desse círculo empresarial, jamais com colegas ou outros funcionários da empresa.

 

Leia também: Os 7 erros mais comuns dos chefes

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