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Segunda-feira: como começar a semana com o pé direito

12 de agosto de 2019

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A maneira como você encara sua segunda-feira pode afetar o restante da semana – desde sua mentalidade até seus hábitos alimentares e até a sua produtividade.

Então, por que não se preparar para o sucesso incorporando algumas tarefas simples na sua rotina de segunda-feira para garantir que sua semana comece com o pé direito? Aqui vão algumas dicas que podem fazer a diferença!

Comece com a casa em ordem e limpa

Começar a semana com a casa organizada e limpa é a forma certa de ter uma semana mais feliz e produtiva. Se possível, procure organizar tudo no fim da tarde de domingo para que possa descansar melhor durante a noite.

Um ambiente agradável faz toda a diferença na forma como você começa a semana. Isso ajuda a sua mente a estar programada para uma semana produtiva.

 

Programe sua lista de tarefas para a semana

Uma boa forma de acordar na segunda-feira mais motivado é ter pronta uma lista das tarefas da semana. Organize suas demandas por ordem de importância e faça um cronograma.

Dessa forma, cada tarefa cumprida trará uma sensação de bem-estar e motivará você a iniciar a próxima. Acredite, o planejamento é uma arma poderosa contra a postergação e o estresse, além, é claro, de aumentar – e muito – a sua produtividade!

 

Atividade física deve ser uma prioridade

Pode parecer difícil para muitos, mas começar o dia com uma atividade física faz você estar mais disposto e feliz durante o resto do dia. Exercícios físicos ajudam a aliviar a mente e dão energia para passar o dia de bom humor.

Procure a atividade mais adequada ao seu perfil – caminhada, corrida, academia, natação, o que lhe trouxer mais prazer – e parta para ação. Se necessário, acorde mais cedo.

Parece muito esforço em nome do condicionamento físico, mas acredite, vale a pena. Além disso, em poucos dias seu organismo estará habituado com o novo horário de acordar.

 

Abasteça a despensa

Acordar animado fica mais fácil quando você sabe que há alimentos saudáveis e saborosos esperando por você na geladeira (ou despensa). Faça de seu café da manhã um ritual que trará prazer e energia para começar o dia.

A dica aqui é ter seus suprimentos prontos de forma a ter uma ótima razão para levantar da cama já com água na boca. Às vezes a alegria está nos pequenos detalhes e um café da manhã inspirador certamente está entre eles!

 

Programação mental

De acordo com Julie Menard, professora de psicologia da Universidade de Quebec e especialista em psicologia do trabalho, há dois motivos principais para a chamada “depressão de domingo à noite”:  primeiro, você começa a lamentar pelo fim de todas as coisas agradáveis que você fez durante o fim de semana, o que o mergulha em uma pequena depressão.

Em segundo lugar, e – de acordo com Menard – essa é a razão principal pelo período depressivo, você começa a se preocupar com a semana de trabalho, fica apreensivo e começa a perguntar “Será que vou conseguir cumprir todas as minhas demandas?”

A boa notícia é que existe cura para isso. Alguns truques simples e efetivos podem reverter essa situação de forma a desaparecer  a tristeza do domingo à noite e da segunda-feira de manhã.  Vamos a eles:

 

Não antecipe problemas

A antecipação pode ser boa, mas nem sempre. Às vezes, é o sentimento de antecipação antes do evento que causa maior estresse e mina sua motivação.  Mas uma vez iniciada a tarefa em questão, seu estresse se dissipa.

Afinal, não há tempo para pensar ou ter medo. Que alívio! Então, chega de pensamentos negativos em relação às suas demandas de segunda-feira já durante a noite de domingo.

Uma vez que você preparou sua casa para a semana, é hora de preencher o resto da noite com algo agradável como uma boa leitura, ou um capítulo de sua série favorita, um lanche com os amigos ou familiares, enfim, algo que dê prazer e não seja cansativo.

Lembre-se que seja qual for a fonte do seu estresse, você não pode fazer nada sobre isso até segunda-feira de manhã, então não comece a se preocupar com muita antecedência.

 

Mude sua perspectiva

Muitos de nós tendem a retratar as coisas que temos de fazer sob uma ótica negativa. É uma maneira de estar apreensivo com a vida em geral. Tente mudar o seu ponto de vista sobre a vida (e, consequentemente, sobre o seu trabalho) e tudo o que cruza seu caminho.

Concentre-se apenas nos aspectos positivos. Está esperando por uma ligação importante? Não se preocupe com o pior cenário. Diga a si mesmo que é uma oportunidade para se afirmar, trazer uma imagem positiva para sua empresa e aprender coisas novas.

Aja como se o único resultado possível fosse positivo. Esse tipo de programação mental aumenta significativamente suas chances de se sair bem em qualquer demanda.

Deixar sua zona de conforto só ajudará você a crescer, além de fazer você enxergar as manhãs de segunda-feira de forma diferente.

 

Não comece a trabalhar imediatamente

Quando você chegar ao seu trabalho na segunda-feira de manhã, tire algum tempo para bater papo com seus colegas. Fale sobre seu fim de semana, conte as novidades e permita-se descontrair um pouco.

Todos podem trazer algo para compartilhar e vocês criarão um momento caloroso e agradável no ambiente de trabalho antes de começar a trabalhar.

 

Acredite em si mesmo

Pare de duvidar de si mesmo e cultive a autoconfiança! Se você está em determinado cargo, é muito provável que seja por ser qualificado para ele.

Esteja em sintonia consigo mesmo e tome nota dos seus pontos fortes, bem como das suas fraquezas. E mais uma vez, suas fraquezas são apenas fraquezas se você decidir vê-las dessa maneira (uma questão de perspectiva!).

Escolha vê-las como projetos de melhoria, oportunidades superar desafios. Seja honesto consigo mesmo e você terá uma ideia melhor do seu valor. Seja o que for, você terá menos probabilidades de estar preocupado em segundas-feiras se estiver ciente do seu potencial.

Agora que você está pronto para começar sua semana, lembre-se do mais importante: segunda-feira é um dia como qualquer outro e está a apenas a cinco dias do próximo fim de semana!

 

Leia também:  Como encontrar motivação para estudar no fim de semana?

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