Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Seja um líder mais coerente e conectado com sua equipe

11 de junho de 2018

Compartilhe esta notícia:

A liderança, em poucas palavras, é guiar pessoas a alcançar os resultados planejados, com êxito. Essa habilidade é uma das principais características que ajudam um indivíduo a se destacar na vida profissional.

Um líder inspira a sua equipe, faz escolhas difíceis e decisivas para o futuro da empresa, além de possuir inteligência emocional para lidar com as diferenças entre as pessoas, e resolver os conflitos com assertividade.

Afinal, essa capacidade de influenciar e direcionar os outros é um dom natural ou uma competência que pode ser desenvolvida ao longo da vida? E para ser um líder mais coerente e conectado com sua equipe, acompanhe as dicas de hoje e veja como é possível. Confira.

 

Características de um Líder

Para muitos estudiosos, as duas coisas podem acontecer e, ainda que seja uma característica intrínseca, a liderança precisa ser aperfeiçoada no decorrer do desenvolvimento da pessoa.

No entanto, sabemos que não é fácil alcançar um cargo de liderança dentro de uma companhia. Além de demandar tempo, exige total dedicação. Entretanto, o trabalho não acaba quando o profissional chega à liderança, pelo contrário, a caminhada está só começando.

Para se tornar um líder de sucesso é preciso muito mais do que assumir responsabilidades. O profissional deve saber identificar o seu tipo de liderança e se tornar fonte de inspiração para os seus colaboradores.

Você sabe qual o seu tipo de liderança? Conhecer melhor alguns modelos de liderança também ajuda a compreender um pouco mais a arte de liderar. A Faculdade Unyleya listou os principais tipos de liderança. Veja em qual você se encaixa.

 

Exigente

Observa todos os detalhes e não deixa nenhum deslize passar despercebido. Entende que para algo dar certo, “todos os buracos têm que estar tapados” e não há o menor espaço para pequenos erros. Muito crítico, observador e perfeccionista, esse líder acredita que a excelência é o caminho para a obtenção do sucesso.

 

Autocrático

Não promove a participação efetiva da equipe nos projetos, toma sozinho todas as decisões necessárias e costuma oprimir seus subordinados, enxergando neles concorrentes, e não, colaboradores. Ele sempre conduz os processos com muita energia e vigor, mas, como não valoriza as competências, os conhecimentos e os resultados dos subordinados, acaba criando um ambiente de trabalho no qual os profissionais são cobrados excessivamente. Isso causa certo desconforto e limita a performance do grupo. É mais conhecido como um chefe do que um líder.

 

Liberal

Dá aos colaboradores liberdade para exercerem suas funções sem interferências diretas. Os próprios profissionais ficam responsáveis por gerenciar os resultados de seu trabalho. É uma forma de demonstrar confiança na capacidade dos colaboradores e de dar a eles mais autonomia. No entanto, o líder liberal precisa estar atento para que os colaboradores não fiquem sem condução nem cometam erros graves e prejudiquem o desempenho da empresa.

 

Visionário

Tem senso de oportunidade e um otimismo latente. Capaz de antecipar tendências, é empreendedor e tem disposição para correr riscos. Essa capacidade de prever as reações do mercado está sempre amparada em pesquisas e análises de comportamento das pessoas sobre produtos ou serviços. Esse tipo de liderança reconhece a importância dos colaboradores para a obtenção de bons resultados e busca motivá-los constantemente.

 

Democrático

Permite que todos os liderados participem das decisões importantes do grupo e acredita ideias, críticas e sugestões são importantes para aperfeiçoamento dos projetos, da equipe e da organização como um todo. Essa abertura de espaço para diálogos, a comunicação efetiva e os feedbacks constantes facilitam a solução de problemas internos e garantem os bons resultados dessa liderança. De todo modo, o líder democrático precisa ter inteligência para encontrar o equilíbrio e não perder o controle, o foco e a objetividade.

 

Líder Mentor

Sabe delegar com assertividade, uma vez que identifica as capacidades individuais de cada um de seus liderados e as utiliza para potencializar seus resultados. Ele apresenta desafios e novidades motivadoras, que criam um ambiente colaborativo e empreendedor, favorável à evolução profissional e ao alcance das metas da empresa. Modelada pelos princípios do Coaching, esse tipo de liderança estimula as competências, conduz projetos em parceria, leva em conta as opiniões dos colaboradores e os motiva a confiarem no trabalho desenvolvido.

 

Leia também:  O que é importante saber para ser um bom líder

 

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.