Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Tudo o que você precisa saber para começar o ano com pé direito

31 de dezembro de 2015

Compartilhe esta notícia:

 

Dezembro já está no fim e junto com ele vem a sensação de que mais uma etapa se encerra.  Esse momento é propício para refletir sobre vários aspectos da nossa vida, entre eles, a carreira. Aquilo que deu certo, o que deu errado, o que aprendemos e, sobretudo, onde queremos chegar. [tweetable alt=””]É tempo de refletir para poder planejar.[/tweetable]

Muito mais importante do que apenas fazer promessas para o ano que se inicia é definir seus objetivos de vida e profissionais. E para isso, é preciso ter autoconhecimento para decidir o que você realmente deseja alcançar e o que é preciso fazer para que isso se concretize.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você começar o ano com o pé direito. Boa leitura!

 

  • Defina seus objetivos

O primeiro passo é definir onde você quer chegar ou o que quer conquistar. Pode ser uma promoção, mudança de emprego, abrir o próprio negócio, entrar em outra área de atuação, etc. São infinitas as possibilidades, mas é importante escolher com cautela aquilo que melhor se encaixa nos seus objetivos profissionais.

Procure não ter mais de dois ou três objetivos, para não acabar se perdendo no meio do caminho. O problema de ter muitos objetivos é que a sua energia e força ficam diluídas no processo e é provável que você não conquiste uma coisa, nem outra.

 

  • Mantenha o foco nas metas

Definido os objetivos, é hora de pensar no que deve ser feito, de fato, para alcança-los. Chamamos de essa etapa de definir metas. Liste o que será necessário fazer para você conquistar determinado objetivo e os fatores que podem influenciar nesse aspecto.

Por exemplo, se você tem como objetivo subir na carreira e alcançar uma promoção é importante investir em conhecimento. Faça uma análise e veja se você está atualizado em sua área de atuação ou se precisa fazer algum outro curso para ganhar novos conhecimentos.

Lembre-se também que o seu comportamento no dia-a-dia no ambiente de trabalho é um fator importante. Analise seu desempenho como profissional: Se superou as expectativas, se produziu com qualidade, se o seu comportamento foi positivo durante o ano, etc. A partir desse ponto comece a colocar a mão na massa: Inicie um novo curso, mude a sua postura no trabalho, e o que mais julgar necessário.

 

  • Planeje-se

Esse é o segredo do sucesso. Tenha um planejamento adequado à sua realidade, com prazos concretos e metas alcançáveis.  Divida seu plano em partes. Mensalmente, semestralmente ou da forma que achar mais adequado. O importante é que no final você consiga visualizar os seus avanços pouco a pouco.

Com pequenas mudanças é possível começar o ano com mais tranquilidade e atitudes acertadas, só basta ter determinação e foco para não deixar os planos ficarem no papel. Não se deixe desanimar, afinal, o ano está só começando!

 

Leia mais:  Dinheiro x Felicidade

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.